Mercer Type 35R poderá chegar aos 25 milhões de euros
Plymouth, Pontiac, Duesenberg ou Studebaker são nomes de alguns construtores automóveis americanos que já desapareceram, mas nenhum é tão desejado pelos coleccionadores de modelos clássicos como a Mercer.
Conhecida por ter produzido o Type 35R Raceabout, um dos desportivos mais sucedidos do início da história do automóvel, a Mercer foi fundada em 1909 e teria uma vida bastante curta, já que encerrou as portas em 1925.
O Type 35R Raceabout era um speedster de dois lugares com um motor de quatro cilindros em linha de 4.8 litros de cilindrada capaz de debitar 55 cv de potência máxima o que lhe permitia atingir velocidades superiores a 140 km/h, o que para 1910 era um marco literalmente alucinante.
A RM Auctions vai levar a leilão um dos Type 35R sobreviventes e que está em melhor estado. Datado de 1911, este Mercer com o chassis 35-354 tem a sua história bem documentada, tendo pertencido ao conhecido coleccionador Henry Austin “Austie” Clark, Jr. e mantendo-se na família até à data.
Este Type 35R Raceabout vai ser leiloado no evento Monterey durante o conhecido fim-de-semana em Peeble Beach e espera-se que as licitações possam chegar até aos 25 milhões de euros.