Volvo promete segurança total em 2020
A Volvo, construtor sueco reconhecido pela elevada segurança dos seus modelos, acaba de revelar um vídeo onde dá a conhecer algumas das tecnologias que está a desenvolver, bem como o trabalho de outros construtores no que respeita aos veículos de condução autónoma. As principais tecnologias reveladas neste vídeo, pela voz de Thomas Broberg, Consultor Sénior da Volvo para a Segurança, integram um projecto da marca sueca apelidado 2020 Vision, que tem como objectivo reduzir para 0 as baixas resultantes de acidentes envolvendo veículos da casa nórdica.
Detecção de peões no escuro, que fará parte do sistema City Safety, de série nos S60, XC60, XC70, e S80. Este sistema trava automaticamente se julgar iminente uma colisão com um peão.
Detecção da beira da estrada. Este sistema, uma estreia na indústria automóvel, ao detectar que o veículo se prepara para sair da estrada ou bater num passeio, actua sobre a direcção e põe o automóvel no rumo certo. Será estreado no XC90 em 2014.
Comunicação entre veículos. Desenvolvida entre vários construtores, esta tecnologia permite que os automóveis se avisem mutuamente acerca de perigos da estrada, mesmo que estes ainda não estejam visíveis para o condutor.
No que respeita ao estacionamento, a marca sueca está a desenvolver um sistema que permitirá que os ocupantes deixem o automóvel e que este vá, sozinho, à procura de um lugar de estacionamento.
O cruise-control adaptativo já existe há algum tempo, mas agora a Volvo prepara-se para introduzir um componente que actua sobre a direcção, permitindo que o veículo conduza sozinho em situações de baixa velocidade. A Mercedes e a Cadillac estão também a trabalhar em sistemas semelhantes.