VW Golf Sportsvan único com nota máxima na última ronda de testes do EuroNCAP
Foram seis os modelos avaliados pelo EuroNCAP na sua mais recente ronda de testes de segurança, cujos resultados foram anunciados esta semana: Citroën C-Elysée e o seu “primo direito” Peugeot 301; Ford Tourneo Courier; MG3; Renault Mégane de cinco portas; e novo VW Golf Sportsvan. De salientar que esta bateria de crash-tests foi já realizada respeitando o novo protocolo de 2014 definido por este consórcio independente, obviamente mais exigente que o seu antecessor, e definido para se ajustar às mais recentes evoluções que o sector tem registado neste domínio.
No final, apenas o modelo alemão logrou obter a classificação máxima de cinco estrelas, enquanto a proposta da marca da oval azul se ficou pelas quatro estrelas. Quanto aos restantes, não foram além das três estrelas, assentando a principal razão para tal na reduzida disponibilização de dispositivos destinados a aumentar a segurança, como sejam a travagem de emergência autónoma, o auxiliar à manutenção na faixa de rodagem, o detector de fadiga ou a travagem automática pós-colisão. Ainda assim, houve ligeiras diferenças entre os resultados por si obtidos, respectivamente na protecção de adultos, crianças e peões: 71%, 75% e 54% para os C-Elysée/301 (basicamente, o mesmo modelo vendido sob diferentes logos); 83%, 78% e 60% para o Mégane; e 69%, 71% e 59% para o MG3.
No caso da Tourneo Courier, obteve 84% na protecção de adultos, 84% na protecção de crianças e 74% na protecção de peões; valores que sobem para 87%, 85% 3 62%, para as mesmas categorias, no VW Golf Sportsvan, e que ajudam a explicar o seu resultado, a par da inclusão de dispositivos como a travagem de emergência em cidade, o alerta de colisão frontal com travagem automática, a travagem pós-colisão e o alerta de fadiga do condutor.