Miguel Oliveira no pódio na Holanda, Marquez continua totalista em MotoGP
Apesar de sair apenas do 13º lugar da grelha de partida, Miguel Oliveira realizou uma excelente corrida hoje no GP da Holanda. Ganhando lugares atrás de lugares, até chegar à terceira posição, a cinco voltas do fim atacou Alex Rins e ascendeu ao segundo posto, com o catalão a devolver a gentileza na última chicane da derradeira volta. Ainda assim, o português que defende as cores da Mahindra alcançou um excelente resultado, garantindo o último lugar do pódio, atrás de Rins e de Alex Marquez, que obteve em Assen a segunda vitória consecutiva da temporada.
No campeonato, o irmão mais novo do Campeão do Mundo de MotoGP em título beneficiou da queda na Holanda dos homens da KTM, Jack Miller e Romano Fenati, para se acercar dos primeiros lugares. Após o GP da Holanda, o Mundial de Moto3 continua a ser liderado pelo Australiano, com 117 pontos, mas seguido agora de muito perto por Fenati e Marquez (110 pontos), e também por Viñales (102 pontos). Já Miguel Oliveira ascendeu ao oitavo posto da tabela, com 53 pontos.
Em MotoGP, nem a aparição da chuva conseguiu alterar a tendência do ano. Nem meia dúzia de voltas haviam decorrido, e já os pilotos se viam obrigados a ir às boxes trocar as suas motos que montavam pneus slicks pelas de reserva, equipadas com pneus de chuva. Após esta operação, Andrea Dovizioso liderava, Marc Marquez era segundo e Valentino Rossi ia ganhando posições, enquanto que Dani Pedrosa e o autor da pole, Aleix Espargaro, travavam uma interessante luta pelo terceiro lugar, com várias trocas de posição entre si.
A onze voltas do final, Marquez encostou a Dovizioso e passou o italiano da Ducati, que ainda respondeu, mas acabou por não ter andamento para acompanhar o líder do Mundial, que acabou por vencer com vantagem confortável, obtendo a sua oitava vitória do ano em outras tantas corridas disputadas! Espargaro também não conseguiu resistir a Pedrosa, que ocupou o lugar mais baixo do pódio, enquanto que Rossi ainda conseguiu terminar no quinto lugar.
No campeonato, Marquez lidera, com 175 pontos, à frente de Valentino Rossi e Dani Pedrosa (ambos com 128 pontos). Graças ao seu pódio holandês, Dovizioso ascendeu ao quarrto posto, com 91 pontos, por troca com Jorge Lorenzo (81 pontos), que no GP da Holanda não conseguiu levar a sua Yamaha a melhor do que o 13º lugar.
Em Moto2, a chuva também fez a sua aparição, o que permitiu a Anthony West impor a sua experiência neste tipo de condições, inclusive na classe rainha, para levar a melhor sobre Maverick Viñales e Mika Kallio. O Mundial é liderado por Esteve Rabat (157 pontos), seguido de Mika Kalio (131 pontos) e de Maverick Viñales (109 pontos).