BMW reforça aposta no carregamento sem fios
O BMW i3 e i8 foram a primeira aposta da marca bávara no conceito da mobilidade eléctrica, que continua a ser relativamente pequeno, dados os custos envolvidos e pouca versatilidade dos automóveis eléctricos. De forma a tornar o processo de carregamento numa tarefa prática e simples, a BMW e o Grupo Daimler uniram-se para criar um sistema padrão de carregamento por indução.
A grande vantagem do carregamento por indução é ser completamente livre de fios e tomadas. O processo faz-se através do contacto do zona inferior do automóvel com o piso da sua garagem, criando um campo magnético capaz de carregar as baterias. Este sistema é imune às condições climatéricas. Haja muito calor, chuva, ou neve, o carregamento não é afectado. Desactiva-se, sim, se for detectado algum corpo entre o automóvel e o placa de carregamento.
Actualmente, o rácio de carregamento dos sistemas de indução fica-se pelos 3,6 kw, o que significa que a bateria da maioria dos híbridos plug-in pode ser carregada em cerca de três horas. No caso do i8, são precisas apenas duas horas.
A BMW está, no entanto, a desenvolver esforços para atingir um rácio de 7 kw, que permitirá carregar totamente a versão eléctrica do i3 durante a noite.