Último Vulcan a voar pode fazer o derradeiro vôo
O último bombardeiro de asa em delta Avro Vulcan que ainda está a voar poderá fazer a sua última demonstração no festival aéreo de Farnborough, que está a decorrer precisamente neste fim-de-semana.
O Vulcan XH558 é o sobrevivente da frota destes bombardeiros pesados com capacidade nuclear e é mantido em condições de vôo graças ao Vulcan Restoration Trust, uma fundação criada para manter pelo menos um exemplar em condições de vôo e que recolhe apoios financeiros de várias entidades e do próprio público.
No entanto, este Vulcan está a atingir o seu fim de vida e este vôo em Farnborough pode ser o último neste festival aéreo (que decorre de dois em dois anos), algo muito simbólico pois foi neste evento que em 1952 a público ficou maravilhado ao ver pela primeira vez o protótipo do Vulcan numa demonstração de vôo.
A própria temporada de Verão do Vulcan XH558 (a sua matrícula de cauda) pode estar em risco pois os fundos reunidos no ano passado foram aplicados numa importante intervenção nas asas para que o bombardeiro pudesse manter o seu estado de vôo e agora o orçamento para as exibições foi comprometido.
Por isso mesmo a “Vulcan Restoration Fund” está a promover o que eles denominam como recolha de fundos com prémio, na qual aqueles que contribuirem com um valor monetário ficam habilitados a vencer vários prémios, entre os quais vôos num Spitfire ao lado do Vulcan XH558, que também é conhecido entre o público como “The last flying Vulcan”.
A história deste sobrevivente de certa forma começa com o fim da frota de bombardeiros Vulcan na RAF, a força aérea britânica que em 1984 abateu ao serviço o último esquadrão de bombardeiros deste tipo. Ainda assim manteve a Vulcan Display Team, que fazia demonstrações de vôo com o Vulcan até um conjunto de cortes orçamentais nas forças armadas ditaram o fim da Display Team que em 1992 faria a sua última temporada de demonstrações em festivais aéreos.
Apesar do lobby feito pelo próprio público a decisão estava tomada, mas foi então que nasceu o Vulcan Restoration Fund que conseguiu manter o Vulcan XH558 em estado de vôo até aos dias de hoje e com uma vida muito ocupada com demonstrações aéreas nos mais variados festivais e até uma aparição numa festa privada de alguém mais “excêntrico”.
[jwplayer player=”1″ mediaid=”13202″]
Com este vídeo ficamos a saber um mais sobre o Vulcan e a perceber um pouco melhor porque é tão importante e querido junto do público britânico, ao mesmo tempo que apreciamos este belo “pássaro” em pleno vôo.