Os automóveis são o novo campo de batalha da Apple e da Google
A Apple e a Google são dois gigantes já bem conhecidos do universo dos smartphones e agora têm as baterias apontadas ao mundo automóvel.
Os sistemas CarPlay da Apple e Android Auto da Google são duas soluções que permitem ao condutor ligar o seu smartphone ao sistema multimédia do carro através de USB e de imediato este passa a ser o “espelho” do seu smartphone.
A esmagadora maioria dos construtores automóveis já têm uma solução compatível com um dos sistemas e até há alguns que conseguem suportar ambos, tanto o CarPlay como o Android Auto.
Obviamente que o mercado dos utilizadores de automóveis é altamente apetecido, mais especificamente o tempo que passam a conduzir e que assim com os seus smartphones emparelhados com o ecrã táctil do seu automóvel, podem continuar a utilizar os serviços disponibilizados pela Apple e pela Google, obviamente continuando a gerar receitas e essa é verdadeiramente a fatia do bolo que está aqui em causa.
No entanto estamos perante uma daquelas batalhas que paralelamente poderá vir a simplificar muitas coisas nesta era do automóvel tecnológico.
Para os construtores automóveis estas soluções também são altamente vantajosas pois assim deixam de investir em sistemas próprios pouco compatíveis e que na prática mudam de geração de modelo em geração de modelo para que possam estar actualizados.
Mais importanrte, do ponto de vista de quem conduz esta solução tem duas vantagens: uma é que não é necessário aprender como funciona o sistema do automóvel totalmente diferente do que tem no smartphone e segunda, como se tratam de sistemas que replicam o smartphone de cada um, o utilizador está habituado e assim perde menos tempo para fazer o que quer, deixando-o mais focado no que realmente interessa que é a estrada.