Aston Martin Vanquish e Rapide S ainda mais apurados
A Aston Martin acaba de anunciar a introdução de um conjunto de melhorias nos seus modelos Vanquish e Rapide S, que lhes permitirão oferecer melhores prestações, consumos mais comedidos e um superior agrado de utilização quando chegarem ao mercado, já no decurso do terceiro trimestre deste ano. Um dos principais destaques vai para a nova caixa automática de oito velocidades Touchtronic III, desenvolvida pela ZF e disponível em ambos os modelos, naquela que é a sua primeira aplicação numa arquitectura Transaxle (motor frontal, tracção traseira e caixa e diferencial montados em bloco sobre o trem posterior).
A chegada da nova caixa, mais compacta e 3 kg mais leve do que a anterior, com o seu escalonamento específico, combinado com uma alteração da relação final da transmissão, pertimiu, desde logo, reduzir o consumo combinado do Vanquish e do Rapide S em mais de 10%. Atributos da nova Touchtronic III são ainda as trocas de mudança efectuadas em cerca de 130 milésimos de segundo, a possibilidade de efectuar reduções múltiplas (bastando, para tal, o condutor premir a patilha a esse efeito destinada colocada no volante) e a capacidade para ajustar automaticamente o seu funcionamento ao estilo de condução praticado.
Ao mesmo tempo, um novo sistema de gestão electrónica e a redução da contra-pressão do escape permitiram incrementar o rendimento do motor V12 de 6,0 litros instalado tanto no Vanquish como no Rapide S, que passa debitar 576 cv no primeiro e 560 cv no segundo, oferecendo em ambos um binário máximo de 630 Nm/5500 rpm. Também por isto, ambos os modelos são agora capazes de superar os 320 km/h de velocidade máxima, sendo cerca de 0,5 segundos mais rápidos do que os seus antecessores nos clássicos 0-100 km/h (cumpridos em 3,8 segundos pelo coupé/roadster, e em 4,4 segundos pelo quatro portas de quatro lugares), valores que fazem do Vanquish o modelo mais rápido dos 101 anos de história da marca de Gaydon.
No que respeita ao châssis, o Vanquish recebeu amortecedores mais firmes 15% na frente e 35% na traseira, ao passo que o Vanquish passa a contar com travões dianteiros de maiores dimensões, sendo que em ambos os apoios da suspensão traseira são 20% mais firmes. Estão ainda disponíveis em opção umas novas jantes de dez braços que permitem reduzir em nada menos do que 7 kg o peso final de qualquer dos modelos. Referência derradeira para a disponibilização, no Vanquish como no Rapide S, de novas combinações cromáticas interiores e de novas cores de carroçaria, entre as quais se destaca o Diavalo Red estreado, e até aqui esclusivo, no exclusive V12 Zagato. Para melhor conhecer a sua evolução, aqui ficam duas fotogalerias com todas as imagens para já disponilbilizadas pela Aston Martin dos renovados vanquish e Rapide S.