CompararComparando ...

Land Rover revela principais características técnicas do Range Rover Sport SVR

Artigo
Land Rover revela principais características técnicas do Range Rover Sport SVR

O poderoso Range Rover Sport SVR é proposto em sete cores de carroçaria, entre as quais uma exclusiva azul, denominada Estoril Blue

O poderoso Range Rover Sport SVR é proposto em sete cores de carroçaria, entre as quais uma exclusiva azul, denominada Estoril Blue

Criado pelo departamento Special Vehicles Operations da Jaguar Land Rover, o Range Rover Sport SVR é o primeiro modelo da marca a fazer uso de designação SVR, tendo sido agora reveladas as suas principais características técnicas – mas não os preços a que será proposto… Para os apreciadores dos números, valerá a pena começar por destacar as performances anunciadas (0-100 km/h cumpridos em 4,7 segundos e velocidade máxima electronicamente limitada a 260 km/h) e o facto de ter cumprido a sua melhor volta ao mítico circuito do Nordschleife em Nurbürgring, onde decorreu parte substancial do seu desenvolvimento, em 8 minutos e 14 segundos.

Para se distinguir dos restantes elementos da sua gama, o Range Rover Sport SVR conta, no exterior, com novas aletas laterais em alumínio e novas entradas trapezoidais no pára-choques dianteiro (também destinadas a melhor alimentar os dois intercoolers), sendo que, para condução extrema fora de estrada, é possível remover a secção inferior do pára-choques dianteiro para garantir superiores ângulos de ataque. Na traseira, os destaques vão para o logótipo Range Rover Sport SVR, para o novo deflector, para o pára-choques exclusivo com difusor em preto Gloss Black e para as quatro ponteiras de escape exclusivas. As jantes de série são de 21”com pneus 275/45, mas é possível, em opção, dispor de umas inéditas e exclusivas jantes de 22” com pneus 295/40 (sendo este o primeiro Range Rover de sempre a propor rodas com esta dimensão).

Os bancos desportivos são o principal elemento distintivo do habitáculo do Range Rover Sport SVR

Os bancos desportivos são o principal elemento distintivo do habitáculo do Range Rover Sport SVR

Estão disponíveis para este modelo sete cores de carroçaria, entre as quais uma nova e exclusiva Estoril Blue, fazendo parte do equipamento de série o tejadilho em preto com acabamentos na cor da carroçaria, os faróis com coberturas pretas e os acabamentos em preto brilhante. No habitáculo foram incluídos bancos em couro Windsor com costuras pretas e logo SVR – os dianteiros exclusivos, do tipo bacquet, e o traseiro com os lugares laterais optimizados para melhor suportar o corpo dos ocupantes.

Já o motor 5.0-V8 sobrealimentado recebeu uma série de melhoramentos que lhe permite oferecer 550 cv e 680 Nm, ou seja, mais 40 cv e mais 56 Nm do que a versão instalada no Range Rover Sport V8 S/C “normal”. Aqui, as principais alterações passaram por uma gestão electrónica revista, por uma maior pressão de sobrealimentação e por um novo sistema de escape. Assim, e pela primeira vez, um Range Rover monta um escape activo, que não só conta com secções de maior diâmetro (60 mm em vez de 55 mm), como faz uso de um dispositivo que altera a sua sonoridade: sempre que o condutor o pretenda (existe um modo “silencioso”), as válvulas de accionamento eléctrico, por volta das 3000 rpm, abrem as quatro ponteiras (abaixo deste valor só duas são utilizadas), ao mesmo tempo que um amplificador actua sobre o escape, para que este emita uma sonoridade semelhante à de um automóvel de competição.

Na traseira deste SUV de altas prestações marcam presença as quatro ponteiras do escape com sistema de som activo

Na traseira deste SUV de altas prestações marcam presença as quatro ponteiras do escape com sistema de som activo

Para a caixa de velocidades automática ZF de oito relações, graças à interrupção do fornecimento de gasolina quando da troca para uma mudança superior, são anunciadas passagens de caixa 50% mais rápidas. Ainda no domínio da transmissão, o bloqueio do diferencial traseiro activo foi revisto graças a uma nova calibração, que lhe garante agora uma actuação mais célere e intensa sempre que é necessário variar a transferência de binário para uma das rodas.

Resta referir que o sistema de travagem com pinças Brembo de seis pistões conta com uma melhor refrigeração, ao passo que a suspensão pneumática faz uso de uma gestão específica da função de controlo activo do rolamento da carroçaria em curva. Igualmente interessante, o facto de o mais radical e performante dos Range Rover manter inalteradas os seus invejáveis ângulos característicos: ângulo de ataque de 30°; ângulo de saída de 27,3°; ângulo ventral de 27°; passagem a vau de 850 mm.

Range Rover Sport SVR

Range Rover Sport SVR

 

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon