Mercedes Classe S já tem versão blindada
Com um historial invejável, ao longo dos tempos, em termos de ser a escolha das mais variadas individualidades de todo o mundo para as suas deslocações por estrada em segurança, a versão blindada do Classe S também já está disponível para a mais recente geração do topo-de-gama da marca da estrela – juntando-se, assim, às suas homólogas já existentes para os Classe E, M e G.
Denominado S 600 Guard, conta com suspensão pneumática pilotada Airmatic, motor V12 e todos aqueles reforços e dispositivos que lhe permitem oferecer o nível de protecção e resistência VR9. Entre estes, referência para o reforço da estrutura, integrado logo na fase de fabrico da carroçaria, que inclui elementos de protecção em aço integrados nos espaços existentes entre os componentes da carroçaria e o revestimento exterior, e aptos a assegurar protecção balística global e também contra explosivos. Por seu turno, as áreas vidradas contam com espessuras específicas e dispõem de revestimento interior em policarbonato, para protecção contra estilhaços.
Com tudo isto, o S 600 Guard passa a ser o primeiro veículo a ser globalmente certificado com a mais elevada proteção balística na classe de resistência VR9. No que concerne a cargas explosivas, a Mercedes anuncia contar o S 600 Guard com uma blindagem inovadora, que abrange pela primeira vez a quase totalidade da carroçaria, funcionalidade única no segmento civil de proteção especial.
Apesar desta capacidade, o S 600 Guard consegue ainda primar pela discrição, não sendo fácil de reconhecer como um automóvel blindado, um atributo sempre importante para os utilizadores deste tipo de veículo. Sob o capot está o V12 de 6,0 litros, pela primeira vez combinado com a caixa automática de sete relações 7G-tronic, agora capaz de oferecer 530 cv, 830 Nm e prestações de nível superior, sobretudo ao nível das acelerações, já que, por razões de peso (e capacidade de travagem, apesar do sistema de travagem sobredimensionado…) a velocidade está limitada a 210 km/h. Os pneus run-flat Michelin PAX permitem, por seu turno, escapar de uma zona de perigo até uma distância de 30 quilómetros.
Do lote de equipamentos específicos do S 600 Guard fazem ainda parte as cortinas opacas na traseira; o pára-brisas e vidros laterais aquecidos; o sistema de alarme de pânico de fácil activação; o sistema de extinção de incêndio com ativação automática; o sistema de ar puro de emergência que protege os ocupantes contra a entrada de fumo ou gases tóxicos; o accionamento hidráulico para os pesados vidros laterais; as luzes de leitura LED articuláveis na traseira; e o compartimento de refrigeração especial na traseira.
Adicionalmente, valerá a pena referir que qualquer membro da família Guard da Mercedes dispõe da mesma garantia aplicável a qualquer outro modelos da marca, e todas as oficinas da rede casa de Estugarda espalhadas pelo mundo estão aptas a assistir, manter ou efectuar as reparações necessárias nestes modelos. Quanto aos níveis de protecção, os veículos certificados sob a norma VR4 resistem a munições de revólver de grande calibre; os certificados para os níveis VR6/VR7/VR9 oferecem proteção eficaz contra a ameaça de ataques terroristas, resistindo a disparos de armas militares e a estilhaços de granadas e cargas explosivas.