Crescimento do mercado automóvel desacelera em Agosto
Já foram dados a conhecer pela ACAP (Associação do Comércio Automóvel de Portugal) os dados referentes a Agosto do mercado automóvel português. No total, as vendas cresceram 31,1% face a igual mês de 2013, com o sector dos ligeiros de passageiros a evoluir positivamente 26% e o dos comerciais ligeiros 73%, tendo o dos pesados regredido 0,7%.
No acumulado dos oito primeiros meses do ano, o mercado automóvel luso cresceu 38,7% face a idêntico período do ano transacto, com o sector dos ligeiros de passageiros a progredir 35,7%, o dos comerciais ligeiros 61,4% e o dos pesados 35,0%. Não obstante esta performace, a ACAP não deixa de sublinhar que se começa a verificar a desaceleração do ritmo de crescimento por si prevista há já algum tempo, e que o mercado português continua a manter-se aquém dos níveis de vendas registados nos anos anteriores a 2012 – por exemplo, em Agosto, as 9363 unidades comercializadas estão claramente abaixo da média dos últimos dez anos (12 3532 veículos).
Entre os ligeiros de passageiros, a Renault continua a ser a marca mais vendida entre nós, completando-se o “Top 10” com VW, Peugeot, BMW, Mercedes, Opel, Audi, Citroën, Nissan e Seat.