Liderança de Ogier segura por 0,4 segundos
[jwplayer mediaid=”17125″]
O Rali da Austrália está a ser impróprio para cardíacos. Os três pilotos da Volkswagen estão separados por 3,5 segundos, com vantagem para o campeão do Mundo Sébastien Ogier. Andreas Mikkelsen é o terceiro classificado, enquanto Jari-Matti Latvala coloca o líder da prova e do campeonato em sentido pois está a apenas quatro décimas de diferença.
A décima prova do campeonato do Mundo de ralis está a ser marcada pelas muitas mudanças na classificação. Em oito classificativas, já houve três líderes diferentes. Ogier foi quem abriu as hostilidades, mas cedeu face à pressão de Kris Meeke, que saltou para o primeiro lugar com o Citroën DS3. Contudo, o norte irlandês não conseguiu segurar-se na frente e foi passado por uma série de adversários, entre os quais Jari-Matti Latvala, que foi o terceiro líder do Rali da Austrália.
Na segunda metade do dia, os andamentos andaram muito equilibrados, com particular destaque para os três pilotos da Volkswagen, e Sébastien Ogier reassumiu o comando da classificação. No quarto posto surge o melhor não VW, Kris Meeke. O piloto do Citroën tem legítimas esperanças de lutar pelo pódio pois neste momento está a apenas 4,1 segundos do primeiro e a 0,6s do terceiro classificado, Andreas Mikkelsen.
Mikko Hirvonen, em Ford Fiesta WRC, é quinto a 7,9s de Ogier, e o neozelandês, Hayden Paddon, ocupa o sexto posto e é o melhor Hyundai. No entanto, já está a quase 50 segundos do primeiro. Mads Ostberg começou muito mal a sua prova, teve de mudar o diferencial traseiro do Citroën DS3 WRC durante a assistência intermédia e começou a recuperar posições. Neste momento é sétimo à frente de Robert Kubica e de Elfyn Evans, ambos em Fiesta. O vencedor da última prova, Thierry Neuville, fecha o lote dos dez primeiros, depois de uma primeira jornada com alguns problemas. O belga escolheu as afinações usadas na Finlândia e queixou-se que as mesmas não lhe garantiam o máximo de tracção em algumas classificativas. Para além disso, ainda teve uma quebra de suspensão no seu i20 WRC que o fez perder tempo.
“Estou muito contente com o começo aqui na Austrália. Não esperava um resultado destes. O Julien (Ingrassia) e eu fizemos um excelente trabalho e o Polo WRC está perfeito. Tivemos apenas uma pequena preocupação durante a tarde quando uma pedra bateu no radiador do carro e o danificou. Perdeu um pouco de líquido. Felizmente, os troços eram relativamente pequenos e por isso não houve problemas”, afirmou Sébastien Ogier no último parque de assistência do dia.
No WRC2, o líder é Yazeed Al Rajhi, em Ford Fiesta R5. Nasser Al-Attiyah, em Fiesta RRC, está em segundo, enquanto Jari Ketomaa, também em Ford, completa o pódio. Recorde-se que o líder deste campeonato é Lorenzo Bertelli, que na Austrália ocupa o quinto posto.