Rui Gonçalves termina o Campeonato do Mundo de Motocross em 11º lugar
O português Rui Gonçalves lutou até ao fim para conseguir um lugar no “top ten” do Campeonato do Mundo de Motocross, mas os resultados conseguidos nas duas mangas da última prova no México não foram suficientes.
O abandono com problemas mecânicos na segunda manga na penúltima prova, que decorreu no Brasil, foi determinante para comprometer as aspirações de Rui Gonçalves na última jornada que teve lugar em Léon, no México.
Mesmo tendo tido um desempenho positivo ao conseguir o 11º lugar na primeira manga e o 9º na segunda, o piloto nacional não conseguiu os pontos suficientes com a sua Yamaha para terminar o campeonato entre os dez primeiros e ficou apenas a nove pontos de atingir esse objectivo.
No final, Rui Gonçalves resumia assim a sua participação na prova mexicana e no campeonato deste ano: “Foi um fim-de-semana algo complicado porque desde o Brasil tenho estado a tomar medicação para combater sintomas de febre persistentes. Vim para esta corrida diminuído fisicamente e com alguma falta de energia, mas sabia que tinha hipótese de lutar por um bom lugar e foi isso mesmo que aconteceu. Em termos de arranques não fui tão eficaz porque a moto tinha uma resposta diferente do habitual devido à altitude a que se encontra o circuito (1820m). No início da primeira manga fiz umas boas voltas iniciais e consegui subir algumas posições. No final tive que abrandar muito o ritmo devido à falta de tração nas zonas mais polidas.
Para a segunda manga optámos por um pneu diferente e deu para manter um ritmo mais elevado numa luta muito interessante com o Steven Frossard. Dei o máximo e fui recompensado com um bom lugar no final. 2014 não foi de todo um ano fácil, mas julgo que aprendi bastante. Trabalhei afincadamente com o meu mecânico e com toda a equipa para termos bons resultados. Não posso deixar de lhes agradecer pelo apoio ao longo da temporada. Agora é altura de me concentrar no Motocross das Nações onde espero dar o meu melhor conjuntamente com os meus colegas do “Team Portugal.”
O Motocross das Nações terá lugar já dentro de quinze dias na Letónia e Rui Gonçalves será um dos pilotos nacionais mais experientes e bem posicionados para levar a equipa nacional a um bom resultado.
Classificação final do Campeonato do Mundo de Motocross:
1.º Antonio Cairoli (KTM) 747 pontos
2.º Jeremy Van Horebeek (Yamaha) 628 pontos
3.º Kevin Strijbos (Suzuki) 572 pontos
4.º Clement Desalle (Suzuki) 486 pontos
5.º Steven Frossard (Kawasaki) 419 pontos
…
11.º Rui Gonçalves (Yamaha) 266 pontos
[signoff2]