Jorge Lorenzo vence em Aragón, Miguel Oliveira sétimo em Moto3
A chuva condicionou de forma decisiva o resultado do GP de Aragón de motociclismo na categoria de MotoGP, justificando, em boa parte, a ausência do pódio dos três primeiros do campeonato. O grande vencedor acabou por ser Jorge Lorenzo, com o êxito do piloto da Yamaha a assentar em boa parte na sua consistência durante toda a prova, e na tomada das melhores decisões no momento ideal.
A corrida foi bastante animada, com inúmeras trocas de líderes, e logo no início Andrea Iannone, o terceiro mais rápido na qualificação, foi forçado a abandonar na sequência de uma queda, quando tentava reconquistar a liderança a Marc Marquez. Pouco depois foi a vez de Valentino Rossi também ficar fora de prova, igualmente devido a queda, quando atacava Dani Pedrosa.
Lorenzo, Marquez e Pedrosa foram, a partir daqui, os grandes animadores da cabeça da corrida. E se, enquanto o piso se manteve seco, foram os homens da Honda quem discutiu a liderança, tudo mudou com a chegada da chuva: enquanto que Lorenzo não hesitou em trocar de moto, Pedrosa e Marquez optaram por se manter em prova com pneus slick, confiando na larga vantagem que dispunham sobre o piloto da Yamaha. Ambos acabaram por cair, e só depois disso foram às boxes, não conseguindo, no final, melhor do que o 14º e o 13º lugares, respectivamente.
Com tudo isto, Lorenzo subiu ao mais alto lugar do pódio, pódio esse que partilhou com Aleix Espargaró (Honda) e Cal Crutchlow (Ducati). Nas posições seguintes classificaram-se Stefan Bradl (Honda), Bradley Smith (Yamaha Tech3), Pol Espargaró (Yamaha Tech3), Alvaro Bautista (Honda), Hiroshi Ayoama (Honda), Nicky Hayden (Honda) e Scott Redding (Honda). No campeonato, como nenhum dos três primeiros pontuou, Marquez continua a liderar a tabela classificativa, com 292 pontos, seguido de Pedrosa (217 pontos) e Rossi (214 pontos), mas Lorenzo está agora bastante mais perto dos lugares cimeiros, ocupando o quarto posto, com 202 pontos. Seguem-se-lhe Andrea Dovizioso (142 pontos), Aleix Espargaró (112 pontos), Pol Espargaró (108 pontos), Andrea Iannone (92 pontos), Stefan Bradl (85 pontos) e Bradley Smith (85 pontos).
Em Moto3, a vitória acabou por sorrir a Romano Fenati (KTM), seguido de Alex Marquez (Honda), Danny Kent (Husqvarna), Alex Rins (Honda), Jakub Kornfeil (KTM), e Enea Bastianini (KTM), tendo Miguel Oliveira terminado num excelente sétimo lugar final, depois de não ter conseguido melhor na qualificação do que colocar a sua Mahindra na 20ª posição da grelha. Com este resultado, e tendo em conta que um dos principais candidatos ao título, Jack Miller, não pontuou, em resultado de uma aparatosa queda, Alex Marquez aumentou a sua vantagem na liderança do campeonato, contando agora com 206 pontos, contra os 195 pontos de Jack Miller e os 188 pontos de Alex Rins. Miguel Oliveira é décimo, com 93 pontos.
Por fim, em Moto2, Maverick Vinãles venceu, Esteve Rabat foi segundo, Johann Zarco terceiro e Thomas Luthi quarto. O campeonato continua a ter como líder Esteve Rabat, com 278 pontos, seguido de Mika Kalio, com 245 pontos, e Maverick Viñales, com 204 pontos.
O mundial de motociclismo prossegue no fim de semana de 10-12 de Outubro, com a realização do GP do Japão, no circuito de Motegi.