Latvala imparável na terra de Ogier
[jwplayer mediaid=”18650″]
Jari Matti Latvala aproveitou o segundo dia de prova no Rali de França para consolidar o primeiro lugar. O nórdico parte para a derradeira etapa com uma vantagem que lhe permite gerir o andamento e vencer a sua primeira prova de asfalto no WRC. Com quatro vitórias consecutivas em especiais e mais uma a fechar a jornada, o finlandês da Volkswagen está na frente com 28 segundos menos do que Andreas Mikkelsen, também com um Polo WRC. Kris Meeke manteve a terceira posição ao longo do dia, mas não consegue bater-se com os da frente. Está, com o seu Citroën DS3 WRC, a quase um minuto de Latvala.
“Nas secções em que estou familiarizado, sabia que podia atacar. Na última especial, tive de ter cuidado. É um troço exigente mas encontrei um bom ritmo”, dizia Latvala antes do parque de assistência a meio do dia. Apesar da rapidez evidenciada, o nórdico sabe que foi no último dia no Rali da Alemanha que sofreu o acidente e perdeu a oportunidade de vencer. Por isso assume uma postura cautelosa e não assume que o rali esteja ganho apesar da vantagem já conquistada.
Um dos pontos de interesse no dia de hoje foi a luta pelo quarto posto. Dani Sordo, Robert Kubica e Mads Ostberg foram os protagonistas. Contudo, um problema na transmissão do Citroën, impediu o norueguês de continuar a desafiar os dois adversários. Neste momento, caiu para sétimo e já está a mais de um minuto de Mikko Hirvonen, que é sexto. Assim, só o espanhol do Hyundai e o polaco do Ford procuram ficar com o quarto posto. Para já, a vantagem é de Sordo, mas apenas por 0,9s. Ambos têm sido rápidos e consistentes mas não se podem descuidar, porque o finlandês que compete num Fiesta da M-Sport está a apenas 12 segundos do quinto posto e a 12,9 da quarta posição.
Depois de ter terminado em 11º no final do dia de ontem, Elfyn Evans empreendeu uma boa recuperação até ocupar o sétimo posto à frente de Bryan Bouffier e de Thierry Neuville que não estão a conseguir mostrar a sua competitividade ao volante do Hyundai i20 WRC.
Sébastien Ogier subiu bastante na classificação depois dos problemas que teve na véspera. Ainda assim, o campeão do Mundo está em 18º e longe dos lugares pontuáveis. Tudo indica que apesar de amanhã se disputar a segunda etapa mais longa do Rali de França, Ogier não tem condições para recuperar os cerca de quatro minutos que tem de desvantagem para o último lugar que dá pontos, o décimo. Assim, deverá centrar-se em vencer a power stage se quiser minimizar os danos na classificação do Mundial.
Bernardo Sousa aproxima-se da liderança
A luta pelo primeiro lugar entre os concorrentes do WRC2 está a ser de doidos e Bernardo Sousa e Hugo Magalhães, em Ford Fiesta RRC, contribuem em muito para isso. A equipa portuguesa andou sempre muito depressa, chegou a liderar ao longo do dia, mas voltou a ceder o primeiro posto para Quentin Gilbert. Sousa tem apenas 5,7 s de desvantagem para o adversário que também corre com um Ford Fiesta, mas a versão R5. No terceiro posto surge Sébastien Chardonnet, em Citroën DS3 WRC, embora já esteja a mais de meio minuto dos dois primeiros.