CompararComparando ...

Sonho de Latvala realizado em França

Artigo
Sonho de Latvala realizado em França

[jwplayer mediaid=”18670″]

O piloto da Volkswagen, Jari-Matti Latvala, venceu o Rali de França e realizou o sonho de ganhar uma prova do campeonato do Mundo de ralis em pisos de asfalto. O finlandês dominou a prova do início ao fim e, com uma pilotagem isenta de erros, deixou Andreas Mikkelsen, também em Polo WRC, no segundo lugar a 44,8 segundos. O terceiro lugar foi para Kris Meeke, em Citroën DS3 WRC.

Com este triunfo, Latvala acaba com um jejum de vitórias em asfalto para pilotos finlandeses que durava desde 1999, quando Tommi Makinen triunfou em Itália. “Esta manhã estava nervoso depois do erro que cometi na Alemanha (no último dia quando liderava, n.d.r.). Aprendi a lição e sem essa experiência nunca tinha conseguido ser tão forte hoje e acreditar em mim“, afirmou o vencedor.

Com os 25 pontos do triunfo, mais um do terceiro tempo na power stage, Latvala adia a questão do título para a penúltima prova do campeonato, o Rali de Espanha. Neste momento, o nórdico tem 190 pontos, menos 27 do que o campeão do Mundo e líder do campeonato, Sébastien Ogier. O francês começou muito mal a prova no seu país e perdeu quase nove minutos com diversos problemas. Depois de cair para fora dos 40 primeiros, tentou recuperar terreno e voltar aos lugares pontuáveis. Quando percebeu que tal era impossível, apostou em fazer o melhor tempo na power stage e somar os três pontos extra, o que conseguiu.

Robert Kubica perdeu o quarto posto no último troço

Robert Kubica perdeu o quarto posto no último troço

Na luta frenética pelo quarto posto, Dani Sordo, em Hyundai, foi quem levou a melhor. O espanhol partiu para a derradeira etapa com uma pequeníssima diferença para Robert Kubica que não conseguiu segurar. Contudo, o polaco do Ford Fiesta voltou a errar, desta vez no derradeiro troço. Um pião valeu-lhe tempo precioso e aquele que seria o seu melhor resultado no WRC. Teve de se contentar com o quinto posto atrás de Sordo.

Quem também errou foi Mads Ostberg que perdeu o confronto com Elfyn Evans na luta pelo sexto posto atrás de Mikko Hirvonen, que foi quinto. Assim, os dois pilotos da M-Sport ficaram seguidos, e o norueguês ficou em sétimo a apenas 1,7 segundos do galês.

O Rali de França revelou-se complicado para a Hyundai que apesar do quarto posto de Sordo, não conseguiu melhor do que um oitavo e um nono lugares para Neuville e Bouffier, respectivamente.

Bernardo Sousa em segundo no WRC2

O piloto português, Bernardo Sousa, ficou em segundo entre os concorrentes do WRC2, atrás de Quentin Gilbert. Ambos em Ford Fiesta, nunca andaram separados por diferenças superiores a dez segundos, mas o francês quase sempre em vantagem. No final, primeiro e segundo classificados ficaram separados por 8,1 segundos., muito por culpa de um pião de Bernardo Sousa que lhe custou tempo precioso. Sébastien Chardonnet completou o pódio com o Citroën DS3 R5.

 

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon