Chilton e Huff acabam com domínio da Citroën no WTCC
As vitórias de Tom Chilton na primeira corrida e de Robert Huff na segunda marcaram a jornada do WTCC em Pequim, na China. Os triunfos dos dois ingleses, um em Chevrolet e outro em Lada, foram especialmente importantes porque acabaram com a hegemonia da Citroën. O triunfo de Huff ficou mesmo para a história pois foi o primeiro do construtor russo neste campeonato.
Tiago Monteiro teve um fim-de-semana para esquecer. O português da Honda abandonou na primeira corrida depois de ter sofrido um toque de um adversário e no segundo confronto não foi além do 13º lugar. Apesar de não ter somado qualquer ponto, Monteiro mantém o quarto lugar no campeonato e é o melhor não Citroën.
O bom momento de Chilton na China começou logo na qualificação. O inglês foi o mais rápido na qualificação e conquistou a pole-position. A seu lado ficou Gabriele Tarquini. Pela primeira vez em 2014, a Citroën não conseguiu um lugar na primeira fila da grelha de partida.
Na corrida, Chilton dominou do início ao fim e nem a presença do safety-car, que o fez perder uma vantagem já conquistada de quatro segundos, o impediu de vencer. No segundo lugar ficou Yvan Muller, que passou Tarquini logo no início, e em terceiro o argentino e líder do campeonato, José Maria Lopez.
No segundo confronto do dia, Robert Huff saiu na frente e soube fazer uma gestão de corrida para cruzar a meta em primeiro. Com um desempenho irrepreensível, Huff nunca deixou que Tom Coronel o destronasse e o holandês teve de se contentar com o segundo posto à frente de Sébastien Loeb, que completou o pódio. Na luta pelo título, o quarto posto de Lopez deu-lhe pontos extra face a Yvan Muller.
“É fantástico! Quem pensaria nisto mesmo depois do excelente pódio na Argentina. É a minha primeira vitória desde Macau, no ano passado. Foi a mais difícil da minha carreira. Estou muito contente pela Lada Sport e por toda a equipa. Acreditámos, lutámos e trabalhámos. Isso deu resultado”, afirmou Robert Huff no final.
No campeonato, Lopez está na frente com 339 pontos, enquanto Muller é segundo, com 273 pontos. Em terceiro está Loeb com 238 pontos. Monteiro é quarto com 146 pontos.