CompararComparando ...

Pedro Lamy garante a pole position em Fuji

Artigo
Pedro Lamy garante a pole position em Fuji

Pedro Lamy, Paul Dalla Lana e Christoffer Nygaard asseguraram, nesta madrugada, o primeiro lugar na grelha de partida para as 6 Horas de Fuji na categoria GT AM. A formação do Aston Martin Vantage V8 contribuiu para o domínio do construtor inglês entre os GT. No circuito japonês foi a mais rápida em quase quatro décimos de segundo face à segunda melhor equipa , a do Ferrari F458 Italia de Stephen Wyatt, Michele Rugolo e Andrea Bertolini.

Pedro Lamy e os seus dois companheiros registaram um tempo médio de 1m40,230s, mas chegaram a rodar no segundo 39 numa das quatro voltas que contribuíram para o primeiro lugar na qualificação. A equipa italiana não foi além de 1m40,624s, enquanto o segundo Aston Martin oficial ficou com o terceiro tempo, a uma décima do Ferrari.

Para o piloto português, este resultado é o reflexo do bom trabalho feito pela equipa e vem no seguimento do bom momento iniciado na corrida anterior, em Lamy venceu as 6 Horas do Circuit of the Americas, nos EUA. “Conseguimos ter um carro muito competitivo nesta qualificação. Esperamos que amanhã na corrida possamos contar com as mesmas condições para lutar por um bom resultado nesta ronda do Mundial. Depois da vitória nos EUA, a equipa está toda muito optimista e confiante”, afirmou.

Também na categoria GT PRO, a equipa britânica se impôs. Aí nem permitiu que alguém se intrometesse entre os seus dois Aston Martin Vantage. A pole-position foi para Alex Macdowall, Darryl O’Young e Fernando Rees, com um tempo médio abaixo do segundo 39. Stefan Mücke e Darren Turner não conseguiram ser tão rápidos e ficaram com um registo de 1m40,031s. No terceiro posto vai partir o Porsche 911 de Frédéric Makowiecki e de Patrick Pilet.

Toyota mais rápida em casa

Foi para gáudio dos adeptos japoneses que a Toyota se impôs na sessão de qualificação dos LMP1 e mostrou que o TS 040 Hybrid tem a velocidade necessária para bater os Audi que dominaram os treinos livres. Os líderes do campeonato, Anthony Davidson e Sébastien Buemi desta vez correm sem o seu companheiro de equipa, Nicolas Lapierre, mas vão sair do primeiro lugar da grelha de partida para as 6 Horas de Fuji, que começam amanhã às 03h00.

Anthony Davidson e Sébastien Buemi arrancam na frente

Anthony Davidson e Sébastien Buemi arrancam na frente

Logo a seguir não surgem nem outro Toyota, nem os Audi, mas sim os dois Porsche oficiais. Numa sessão de qualificação animada e intensa, Timo Bernhard, Mark Webber e Brendon Hartley ficaram a apenas 0,043s da pole-position. Menos bem, estiveram os Audi que não foram além do quinto e sexto postos e partem em desvantagem para segurar a vantagem no Mundial de construtores. Recorde-se que a marca alemã lidera com 157 pontos, mais 18 do que a Toyota. Entre as estrutura privadas, a mais competente foi a do Rebellion R-One Toyota pilotado por Nicolas Prost, Nick Heidfeld e Mathias Beche.

Em LMP2, Roman Rusinov, Olivier Pla e Julien Canal foram os mais rápidos com o Ligier JS P2 – Nissan não obstante serem a única equipa que não corre com os Oreca 03R – Nissan nesta categoria.

Calendário 2015 já é conhecido

Antes das equipas entrarem para a pista de Fuji, foi anunciado o calendário do campeonato do Mundo de resistência que mantém as oito provas, embora Interlagos dê lugar a Nurburgring.

A temporada começa com uma sessão de testes oficiais, em Paul Ricard (França), nos dias 27 e 28 de Março. No mês seguinte, em Abril, Silverstone recebe a primeira prova do campeonato que continua a ter como ponto alto as 24 Horas de Le Mans, a 13 e 14 de Junho.

Destaque, ainda, para o facto de o Circuito de Interlagos sair devido a obras, mas a organização do campeonato deseja que o Brasil volte a ter uma corrida de resistência quando estas terminarem, ou seja, em 2016. No ano seguinte, a competição poderá ir ao Canadá. Neste momento é apenas uma possibilidade, mas existem negociações para que Montreal receba o WEC.

O Monte Fuji vai continuar a  ser palco do Mundial de resistência em 2015

O Monte Fuji vai continuar a ser palco do Mundial de resistência em 2015

Calendário 2015
27 e 28 de Março: Testes oficiais em Paul Ricard
12 de Abril: 6 Horas de Silverstone
02 de Maio: 6 Horas de Spa
31 de Maio: Testes de Le Mans
13 e 14 de Junho: 24 Horas de Le Mans
30 de Agosto: 6 Horas de Nurburging
19 de Setembro: 6 Horas do Circuit of the Americas ( Lone Star le Mans)
11 de Outubro: 6 Horas de Fuji
1 de Novembro: 6 Horas de Xangai
21 de Novembro: 6 Horas do Bahrein

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon