Skoda Fabia já rola em Lisboa – vendas arrancam em Janeiro de 2015
A capital portuguesa foi o destino eleito pela Skoda para apresentar à imprensa internacional a mais recente geração do Fabia. Com mais de 3,5 milhões de unidades vendidas, o utilitário checo chegará ao mercado nacional em Janeiro próximo e só então será possível conhecer a sua estrutura de preços no mercado nacional.
Nesta sua terceira geração, o Fabia apresenta-se com um visual profundamente revisto, com proporções e linhas mais desportivas e dinâmicas, merecendo destaque as ópticas dianteiras de formato mais afilado, os pilares da carroçaria mais finos e a traseira mais musculada. Para o novo look contribuem ainda o aumento da largura em 90 mm, e a redução do comprimento e da altura em 8 mm e 31 mm, respectivamente, o que o torna mais compacto.
Por outro lado, estas alterações das dimensões exteriores, a par de um aumento de 5 mm entre eixos, permitem ao Fabia continuar a oferecer uma generosa habitabilidade, a par de uma mala cuja capacidade é anunciada como a mais elevada do segmento – 330 litros. Ainda no habitáculo, referência para o rigor construtivo (os materiais estão ao nível do esperado de um modelo desta categoria) e para a disponibilização de soluções tecnológicas pouco vulgares na classe, como o MirrorLink (permite “espelhar” no ecrã do sistema de infoentretenimento algumas funções dos smartphones compatíveis com esta tecnologia) ou o SmartGate (através de uma ligação física, como USB, alguns dados relevantes são passados dos dispositivos externos para o sistema de bordo do veículo).
Como vai sendo quase “obrigatório” nos dias que correm, a possibilidade de personalização é outros dos factores em destaque no novo Fabia. Com qualquer das cores da carroçaria, é possível optar por uma de quatro cores para o tejadilho, pilares A e B, caixas dos espelhos e jantes – branco, preto, cinza ou vermelho (solução a que a Skoda chama Color Concept). Também no interior existem mais opções à disposição do cliente neste particular, seja pelo superior número de combinações cromáticas elegíveis, seja pela possibilidade de imprimir imagens personalizadas na placa que reveste a secção central do tablier a toda a sua largura.
Tecnicamente, o novo Fabia não recorre ainda à plataforma MQB do Grupo VW, mas conseguiu reduzir em média 65 kg o seu peso (pesa 980 kg na versão mais leve) e faz uso dos seus sistemas de assistência – caso da direcção de assistência electromecânica, dos sistemas de som e infoentretenimento ou dos sistemas de segurança activa e passiva. Referência, aqui, para o opcional Front Assistant (inclui a travagem de emergência em cidade), para o Multi-Collision Brake System (sistema de travagem automática que visa evitar múltiplas colisões em caso de acidente), do detector de fadiga do condutor, da monitorização da pressão dos pneus ou do assistente aos arranques em subida.
O châssis não sofreu alterações radicais, mas conta com vias 30 mm mais largas em ambos eixos, uma afinação que promete garantir mais conforto sem perda de eficácia e ainda com a inclusão, de série, do diferencial XDS+ de bloqueio electrónico. Já a gama de motores, todos já cumpridores da norma Euro6, é composta pelas unidades 1.0 a gasolina (3 cilindros de 60 cv ou 75 cv), 1.2 TSI também a gasolina (quatro cilindros turbo de 90 cv ou 110 cv) e 1.4 TDI a gasóleo (3 cilindros de 75 cv ou 105 cv). A caixa é manual de cinco velocidades nas versões 1.0 (60 cv e 75 cv), 1.2 TSI de 90 cv e 1.4 TDI de 75 cv; manual de seis relações nas variantes 1.2 TSI de 110 cv e 1.4 TDI de 105 cv; estando disponível, como opção, a caixa pilotada de dupla embraiagem e sete velocidades para os motores 1.2 TSi de 110 cv e 1.4 TDI de 90 cv.
No início do próximo ano chegará ainda ao mercado a versão mais “ambientalista” Greenline, animada pelo motor 1.4 TDI de 75 cv, que, mercê da optimização da aerodinâmica, do rolamento e da mecânica, estará apta a homologar um consumo combinado de somente 3,1 l/100 km, correspondente a emissões de CO2 de 82 g/km.
Ao volante das versões 1.0 MPI de 60 cv e 1.2 TSI de 90 cv do novo Fabia, foi possível comprovar que o conforto de marcha está, agora, mais apurado, do mesmo modo que se destacam a boa afinação da direcção, o desempenho correcto destes dois motores e os consumos apelativos em qualquer dos casos. O interior é acolhedor e o sistema de infoentretenimento, na sua versão mais evoluída e combinado com um smartphone compatível, incrementa de facto o agrado de vida a bordo.