CompararComparando ...

Mercado automóvel do mês de Outubro continua com sinais positivos mas mostra abrandamento

Artigo
Mercado automóvel do mês de Outubro continua com sinais positivos mas mostra abrandamento

O relatório mensal da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) mostra que o mercado automóvel continua a responder de forma positiva aos anteriores anos de crise, não obstante de uma ligeira desaceleração face a meses anteriores. No período compreendido entre Janeiro e Outubro, a variação do mercado de ligeiros face ao ano passado é de 37,7%, o que se traduz num acumulado de matriculações de 139 174 unidades, contra apenas 101 090 matrículas novas em 2013.

Apesar do registo relativamente positivo, face a anos anteriores, o mês de Outubro mostra um abrandamento face à variação global, apresentando uma variação positiva, sim, mas de apenas 32,2% face ao mês homólogo de 2013: 10 744 unidades do ano passado, contra 14 199 matrículas durante este mês. O número é, assim, mais baixo do que a variação total do ano de 2014.

No que diz respeito às marcas, destaque para a Renault, com um total de 13 556 unidades matriculadas ao longo do ano – 1247 no mês de Outubro -, o que representa, uma vez mais, o já referido abrandamento; face ao ano passado, este mês teve para a marca francesa uma variação positiva de apenas 11,4%, contra uma variação Janeiro-Outubro muito superior, de 35,7%. A completar o “top 3” de marcas mais vendidas, a Volkswagen e a Peugeot arrecadam os respectivos segundo e terceiro lugares, com variações positivas face a mês homólogo de 2013 (29,4% para a VW e 32,5% para a Peugeot), números esses que representam de forma mais “fidedigna” a variação que se tem vindo a registar ao longo do ano.

Entre as marcas com maior variação significativa destacam-se a Nissan e a Seat, com uma variação homólogo entre o período de Janeiro e Outubro de 64,3% e 87,2%, respectivamente, para um total de 6010 e 5729 unidades), e também para a Dacia, que teve um aumento de 115% para um total de 2817 matrículas novas. Nas marcas Premium, o aumento mais substancial (e significativo) é o da Mercedes-Benz, que vê a sua quota de mercado aumentar de 6,10% para 7,13%, o que reflecte uma variação positiva de 45,9% face a período homólogo.

Em resumo, o mercado de ligeiros de passageiros continua a apresentar sinais substancialmente mais saudáveis do que no ano passado, apesar de se registar um ligeiro abrandamento nas matriculações. Mas tudo indica que o ritmo do início do ano poderá ser retomado com as tradicionais campanhas de final de ano.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Pedro Mosca