Lopez conquista a sétima pole-position da temporada
O novo campeão do Mundo de carros de turismo, José Maria Lopez, quer fechar com chave de ouro a sua temporada de estreia no WTCC. E para começar, foi o mais rápido na ronda de qualificação no circuito de Macau para garantir a pole-position na primeira corrida do fim-de-semana. O argentino fez o melhor tempo, de 2m24,294s, e bateu os seus dois companheiros de equipa, Sébastien Loeb e Yvan Muller, que terminaram com o segundo e o terceiro melhores registos, respectivamente.
Tiago Monteiro não foi além do sétimo tempo e nem chegou a disputar a terceira fase da qualificação. Com o português fora dessa luta, o melhor não Citroën foi outro Honda, no caso, o do húngaro, Norbert Michelisz, que ficou em quarto. Tom Coronel, em Chevrolet, garantiu o quinto lugar na grelha para a primeira corrida, à frente de Gabriele Tarquini e de Monteiro.
Com o décimo tempo nesta sessão, Hugo Valente vai sair da pole-position para a segunda corrida do fim-de-semana e terá outro Chevrolet, o de Max Chilton, a seu lado. Robert Huff, no Lada oficial, terminou a qualificação no oitavo lugar, um resultado bem melhor do que os seus companheiros de equipa que se quedaram pelos 14º e 15º postos.
Para “Pechito” Lopez, esta foi “a melhor pole do ano”. O argentino explica porquê: “Foi uma luta bastante apertada com os meus companheiros de equipa. Puseram muita pressão em cima de mim. É fantástico estar em Macau. Sempre quis vir aqui, pois nunca corri em Fórmula 3. Agora percebo porque tem uma reputação e um prestígio tão grandes. É difícil, exigente, rápido, perigoso e diferente de qualquer outro circuito urbano.”
Tiago Monteiro lamentou um pequeno erro que o impediu de terminar mais acima na tabela. “Este traçado é fantástico, mas só há uma trajectória possível e os riscos são enormes. Fizemos poucas voltas. A diferença para a concorrência é pequena mas não foi o suficiente para terminarmos mais em cima. Cometi um pequeno erro na segunda fase da qualificação. Foi uma boa escorregadela vista na TV”, afirmou o piloto oficial da Honda.
As corridas realizam-se na madrugada de sábado para domingo. A primeira está marcada para as 3h00, enquanto a segunda deverá ter início às 4h00. Ambas serão transmitidas em directo no Eurosport.
[jwplayer mediaid=”21372″]