Ogier lidera mas Latvala não desarma em Gales
Primeiro dia de competição no Rali da Grã-Bretanha, que se realiza no País de Gales, e Sébastien Ogier comanda. Com o título deste ano já assegurado, o piloto francês está na frente da prova mas tem apenas 6,6 segundos de vantagem sobre o seu companheiro na Volkswagen, Jari-Matti Latvala. O terceiro lugar é ocupado por Mikko Hirvonen que faz o seu rali de despedida do WRC.
Num dia totalmente dominado pelos homens da marca alemã, Ogier foi o único líder até ao momento mas teve de partilhar o número de vitórias em especiais com Latvala. Cada um acabou a etapa com quatro triunfos neste particular. Os dois estão num andamento completamente à parte da concorrência e isso nota-se na diferença que Hirvonen já tem para os dois. O finlandês da Ford está a 1m13,8s de Ogier e a 1m07,2s do seu compatriota. Ainda assim, tanto Ogier como Latvala não tiveram um dia isento de percalços e erros. O francês falhou um gancho durante a tarde, enquanto o finlandês chegou mesmo a bater num muro com o seu carro.
A meteorologia não ajudou os pilotos como já seria de esperar. Os troços estavam muito lamacentos, em particular durante a tarde, como explicou o campeão do Mundo, Sébastien Ogier. “A manhã foi difícil, mas eu gostei realmente das especiais. Durante a tarde foi apenas uma questão de sobrevivência. As condições do piso eram escorregadias e lutei com o carro o tempo todo.”
Com o pódio ocupado por dois Polo e um Fiesta, o quarto e quinto postos são da Citroën. Kris Meeke está na frente do seu companheiro de equipa, Mads Ostberg, enquanto Thierry Neuville é o melhor Hyundai, na sétima posição. Aliás, a equipa coreana não está a ser feliz em Gales. Hayden Paddon não vai além do 12º lugar com problemas na direcção assistida e no diferencial dianteiro do seu i20, enquanto Juho Hanninen abandonou após um acidente.
Esta prova está a ser, aliás, rica em incidentes e histórias para contar. Andreas Mikkelsen, que chegou muito motivado e fez o melhor tempo no shakedown, ficou pelo caminho no segundo troço depois de ter batido com o seu Polo e danificado a suspensão. Robert Kubica, que também se mostrou rápido no derradeiro teste antes da prova começar já fez um pião e bateu numa barreira. Com tantos problemas, não vai além do 11º lugar.
Bernardo Sousa é segundo no WRC2
Em bom plano está Bernardo Sousa. O único português presente no rali ocupa o segundo lugar no WRC2 com o Ford Fiesta RRC. O luso está atrás de Jari Ketomaa que lidera com 39,5s de vantagem. Sempre a crescer, o campeão nacional de 2011 venceu as especiais cinco, seis e sete e subiu na classificação, pois após os primeiros quatro troços era apenas quinto.
Apesar da desvantagem, Bernardo Sousa acredita que a vitória é possível. “Este rali é muito difícil porque o piso está escorregadio devido à chuva mas amanhã vamos continuar com o nosso ritmo. Tudo é possível porque o Ketomaa está a lutar pelo título e tem que dar tudo por tudo”, afirmou o madeirense.