Mirai é o novo fuel cell da Toyota
Palavra que em japonês significa futuro, o Mirai é o novo automóvel a fuel cells da Toyota. Tem lançamento comercial no Japão marcado já para 15 de Dezembro, chegando aos mercados britânico, dinamarquês e alemão em Setembro do próximo ano (onde a Toyota espera vender 50-100 unidades/ano nos dois primeiros anos, sendo o preço previsto para a Alemanha de cerca de €66 000). A chegada a outros países europeus não acontecerá antes de 2017.
Com 4890 mm de comprimento, 1815 mm de largura e 1535 mm de altura, para uma distância entre eixos de 2789 mm, o Mirai pesa 1850 kg, tem capacidade para transportar quatro passageiros e, apesar das suas linhas algo bizarras, e do interior futurista, anuncia-se como um automóvel extremamente evoluído. Tal deve-se, em boa parte, ao facto de usar o sistema TFCS de fuel cells da Toyota, que inclui tanto tecnologia de fuel cell como híbrida. Do argumentário fazem parte a pilha com 155 cv, os depósitos de hidrogénio de alta pressão (700 bar) e as baterias de Ni-MH.
O motor eléctrico anuncia 154 cv de potência e um binário de 355 Nm, a autonomia promete ser equivalente à de um automóvel convencional e o tempo de reabastecimento está estimado em três minutos.