VW Golf SportWagen HyMotion a fuel cells
Para não fugir à tendência do ano no certame americano, também a VW levou a Los Angeles um veículo experimental a fuel cells. No caso, uma carrinha Golf que aqui adopta a designação SportWagen HyMotion.
Fazendo alarde da facilidade com que a nova plataforma MQB permitiu adoptar este tipo de motorização, a Golf SportWagen HyMotion faz uso de uma versão adaptada do motor eléctrico do e-Golf, alimentado por via da pilha de combustível com 100 kW, que nessa tarefa pode ser auxiliada – nas solicitações mais exigentes – por uma bateria de iões de Lítio de alta voltagem, que serve ainda para garantir o arranque a frio e para armazenar a energia recuperada pela travagem regenerativa.
Voltando a sublinhar que os automóveis a hidrogénio só serão realidade efectiva quando existir uma infraestrutura que os suporte (produtiva como de distribuição), a VW anuncia para este protótipo de tracção dianteira uma aceleração 0-100 km/h cumprida em 10,0 segundos e uma autonomia de 500 quilómetros, garantida pelos depósitos de hidrogénio em fibra de carbono colocados sob o piso do veículo.