O único “mini-Mustang” alguma vez feito pela Ford vai a leilão
O leilão que terá lugar em Fort Lauderdale, na Florida, entre 25 e 27 de Março de 2015 tem já um belo foco de interesse: o único protótipo de um Mustang “curto” desenvolvido pela Ford em 1964 que se espera venha a atingir um valor entre os 400 mil e os 600 mil dólares (ou seja, um valor entre os 320 mil euros e os 480 mil euros).
A carroçaria foi desenhada por um designer freelancer de seu nome Vince Gardner e tinha como base uma plataforma feita pela Dearborn Steel Tubing Company que era cerca de 40 centímetros mais curta que a de um Mustang normal.
O motor era um V8 com 5.0 litros de cilindrada e este pequeno Mustang chegou a estar prestes a ser produzido como uma edição limitada. No entanto a Ford recuou neste projecto e decidiu que o protótipo iria ser destruído. Vince Gardner acabaria por conseguir salvar o seu trabalho e é graças a ele que este Mustang “curto” não se tornou numa história perdida.
Em 1968 iria parar à garagem do seu actual proprietário que fez um restauro completo deste protótipo e o apresentou no concurso de elegância de Amelia Island no ano passado. Agora vai a leilão pelas mãos da Auctions America para gáudio dos milhares de amantes do Mustang por esse mundo fora.