David Coulthard é o novo campeão dos campeões
Já reformado, David Coulthard foi o mais forte na edição da Race of Champions deste ano, que se realizou em Barbados, e conquistou o título de campeão dos campeões de 2014. O antigo piloto de Fórmula 1 bateu o jovem alemão que compete no DTM pela Mercedes, Pascal Wehrlein.
Com 13 vitórias em Grandes Prémios de Fórmula 1, o escocês foi a estrela maior na Race of Champions 2014. Depois de ter sido batido por Sébastien Loeb na final de 2008, desta vez Coulthard conseguiu subir ao lugar mais alto do pódio.
Para chegar à final, em que bateu Wehrlein, o antigo piloto de Fórmula 1 teve de passar a fase de grupos e duas eliminatórias. Para começar, conseguiu três vitórias em três corridas que fez no Grupo A. Aí, a surpresa foi a eliminação de Romain Grosjean, o detentor do título. De seguida, nos quartos-de-final, Coulthard superou Petter Solberg, numa manga realizada com os Volkswagen de ralicross. Na meia-final, o escocês teve o campeão do campeonato dos V8 australianos, Jamie Whincup, pela frente e conseguiu seguir até ao derradeiro confronto depois de deixar o seu adversário a apenas dois décimos de segundo.
“Nunca vou esquecer este fantástico fim-de-semana de corrida. Tenho de agradecer imenso a todas as pessoas de Barbados que vieram assistir e, claro, ao Fredrik Johnsson e à sua equipa da Race of Champions. Estou reformado e é muito bom voltar a conquistar um troféu. Mas penso que toda a gente viu que o Pascal vai ser uma estrela no futuro”, afirmou o escocês.
Ontem já se tinha realizado a Taça das Nações. Nesse confronto, os melhores foram Tom Kristensen e Petter Solberg, que formaram a equipa nórdica, pois um é dinamarquês e o outro é norueguês. Os dois foram superiores à formação escocesa, formada por Susie Wolf e, também, por David Coulthard. Assim, Coulthard foi o único finalista em ambas as competições.