CompararComparando ...

Renovado Ford Focus chega repleto de tecnologia e com gama mais racional

Artigo
Renovado Ford Focus chega repleto de tecnologia e com gama mais racional

A cruzada iniciada por J.Mays para transformar todos os novos modelos em autênticos mini-Aston Martin continua com a chegada do renovado Focus, um projecto de desenho já feito sob a alçada do novo director de design global, Moray Callum. O americano disfarçado de europeu é, agora, e sempre, um importante pequeno familiar no panorama do mercado automóvel português e que arranca, agora, o seu período de vendas. As mudanças visam, sobretudo, a introdução de mais equipamento (um opcional sistema de iluminação bi-xénon com novo sistema adaptativo, sistema Sync 2), um aprumo substancial das versões de equipamento, simplificadas e devidamente orientadas para públicos-alvo – só existem duas, a Trend+ e a Titanium -, e, também, a introdução do motor Diesel 1.5 TDCi de 120 cv que força o antigo (e altamente popular) 1.6 TDCi a sair de cena. Os preços do renovado Focus começam nos 20 475 euros da versão Trend+ com motor 1.0 Ecoboost com 100 cv (a versão de 125 cv custa mais 300 euros) e, para os motores Diesel, nos 24 836 euros para o Diesel 1.5 TDCi 95 cv (a versão de 120 cv acresce 700 euros). Nenhuma destas versões é particularmente “referencial” para o cliente particular – a versão “base” de equipamento, que é tudo menos base, tem como alvo o cliente empresarial -, mas serve para mostrar o diferencial entre o motor Diesel e o Ecoboost, no qual a Ford continua a depositar todas as suas esperanças como futuro motor dominador num mercado português à beira de ver a sua taxação Diesel começar a subir vertiginosamente.

Além das ligeiras descidas de preço nas versões de equipamento – e da injecção de mais equipamento face às versões pré-restyling -, as rendas de aluguer operacional desceram em cerca de 25 euros, o que numa frota considerável pode representar uma redução significativa de custos.

O nosso período de testes, que praticamente só abarcou troço de auto-estrada, é pouco revelador das potencialidades do Focus, mas o pouco que mostrou é muito positivo: o motor 1.5 TDCi é extremamente refinado e silencioso, e agora oferece um maior controlo a baixa rotação que o impede de se “calar” com a frequência do anterior 1.6 TDCi; os comandos, como sempre, são excelentes, assim como a posição de condução. O interior foi renovado e, como maior destaque, tudo o que é comando de infotenimento está agora mais simples de se utilizar, tanto no volante multifunções como no painel de instrumentos. Entre as principais novidades destaca-se o sistema Sync 2, que apregoa uma linha de comandos intuitiva (é possível, por exemplo, dizer “tenho fome” para que o sistema apresente uma lista de restaurantes na zona), o rápido e intuitivo sistema multimédia de 8″, que tanta falta fazia o Focus – e que vem devidamente acompanhado de um ligeiro retoque de materiais mais nobres nas versões com a consola “Premium” -, e alguma tecnologia sempre útil no segmento, como o estacionamento automático, o cruise control adaptativo ou o sistema de travagem automático em cidade.

Para o nosso circuito de testes, a escolha da Ford recaiu nas versões de equipamento Titanium. É um autêntico topo-de-gama (jantes de liga leve de 16″, sistema Sync 2, sensores de luz e chuva, cruise control, sistema multimédia com ecrã táctil, bancos desportivos e retrovisores eléctricos aquecidos), sendo passível de se “acoplar” às motorizações 1.0 Ecoboost de 125 cv, 1.5 TDCi 120 cv e, por fim, a 2.0 TDCi com 150 cv de potência.
Aqui, como sempre, interessa saber quanto custa o Diesel 1.5 TDCi: 26 582 euros na versão de cinco portas, ou, acrescentando-se pouco mais de 750 euros, a carrinha SW. Do lado dos motores a gasolina, o foco incide nos 22 974 euros do motor 1.0 Ecoboost de 125 cv com equipamento Titanium, aquele que deverá ser o segundo motor mais vendido para clientes particulares. Sobram ainda os preços do 2.0 TDCi 150 cv (a partir de 31 904 euros para a versão Titanium), cujas vendas deverão ser marginais.

Como oferta de lançamento, a Ford oferecerá, na aquisição de uma versão de equipamento Titanium, as jantes de liga leve de 17 polegadas e um pack de assistência que inclui o sistema de travagem activa e outro de estacionamento automatizado.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Pedro Mosca