Lada batida no mercado russo pela primeira vez em mais de 40 anos
A Kia alcançou um feito memorável na Rússia, ao destronar a Lada do topo da tabela de modelos mais vendidos num mês em mais de 40 anos. Nos dados referentes ao mês de Novembro, o automóvel mais vendido naquele país foi o Kia Rio, com 10 834 unidades comercializadas contra 10 520 do Lada Granta.
Contudo, os responsáveis da marca russa não se demonstram preocupados com esta descida no mercado, com um porta-voz da AvtoVAZ a referir ao site AutoNews Europe que a quebra nas vendas do Granta se ficou a dever a problemas com os fornecedores e não a uma quebra da procura.
“Em Novembro tivemos alguns problemas com diversos fornecedores. Tivemos de parar a produção nas linhas do Granta/Kalina durante alguns dias. Menos produção significa menos vendas, logicamente”, refere o porta-voz da companhia russa, que mantém o domínio do mercado interno. Nos 11 primeiros meses de 2014 a Lada vendeu 351 992 veículos (dos quais 139 405 foram Grantas) enquanto a Kia, que é a segunda marca mais vendida, logrou vender ‘apenas’ 175 491 unidades.
O Kia Rio é apenas o segundo modelo de uma marca estrangeira a ultrapassar a marca dos dez mil carros vendidos num mês na Rússia, algo que somente o Hyundai Solaris havia conseguido fazer antes.
Por outro lado, importa lembrar que o mercado russo atravessa actualmente um momento muito delicado devido às sanções económicas impostas em resultado da intervenção militar russa na Ucrânia. Essas sanções fizeram a economia daquele país regredir e obrigou o Banco Central da Rússia a desvalorizar o Rublo para evitar perdas maiores, o que se aliou à desvalorização do preço do petróleo.