SEAT Leon Cupra ST: para as famílias mais apressadas
Para apimentar a vida familiar, a SEAT apresentou a versão carrinha do Leon Cupra, um modelo mais versátil mas que continua a fazer da eficácia e da performance dois predicados essenciais.
Após o nascimento do bem-sucedido Leon Cupra nas carroçarias de três e cinco portas, a versão ST também foi falada, embora ninguém a tivesse confirmado. Porém, com estreia prevista para o próximo Salão de Genebra, eis o novo Leon ST Cupra, que fazendo uso do motor de 2.0 litros sobrealimentado (com 280 cv) consegue cumprir a aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 6,0 segundos. Tudo isto mantendo a capacidade da bagageira nos 1470 litros.
O bloco 2.0 TSI com injeção dupla e distribuição variável dispõe de duas variantes: 265 cv ou 280 cv. O Controlo Adaptativo da Suspensão (DCC), o diferencial autoblocante ativo VAQ, a Direção Progressiva, o Perfil de Condução CUPRA (que permite ao condutor definir as suas preferências dinâmicas) e os faróis Full LED montados de série contribuem para uma experiência mais desportiva.
Na sua versão mais potente, de 280 CV, e com a caixa opcional DSG, o Leon ST Cupra cumpre a tradicional aceleração entre os 0 e 100 km/h em apenas 6,0 segundos (6,1 segundos com caixa manual), ao passo que a velocidade máxima está limitada electronicamente a 250 km/h. O binário máximo ascende aos 350 Nm de forma constante entre as 1700 rpm e as 5600 rpm. Por outro lado, a versão de 265 cv debita o mesmo valor de binário de 350 Nm, sendo apenas um pouco mais lenta nas acelerações: 6,2 segundos com caixa manual e 6,1 segundos com a DSG.
A média de consumos fica-se pelos 6,6 litros para as duas variantes com caixa DSG, e sobe ligeiramente aos 6,7 litros com caixa manual. Isto equivale a emissões de CO2 de 154 g/km e 157 g/km, respetivamente. As prestações do Leon ST CUPRA podem ser ainda melhores com o Pack Performance, que inclui travões Brembo de maiores dimensões e jantes com pneus mais desportivos.
Retoques desportivos
Esteticamente, a SEAT adaptou as linhas do ST a uma variante mais desportiva: à frente, as grandes entradas de ar junto dos faróis Full LED reforçam o impacto visual da zona anterior, tal como atrás sobressaem os vincos do envolvente pára-choques que tem também a função de extractor de ar, sustentando as duas saídas de escape ovais. As jantes especiais de 19 polegadas (18” na versão de 265 cv) em cinzento titânio são exclusivas do Cupra, enquanto as pinças de travão vermelhas e os vidros traseiros escurecidos realçam o carácter especial deste modelo.
No interior, o destaque vai para o volante de design exclusivo e no caso da caixa opcional DSG, com patilhas atrás do volante, e para os bancos desportivos forrados em Alcantara em cinzento escuro com pespontos das costuras em linha branca. Também estão disponíveis revestimentos em pele preta com costuras brancas. Para sensação mais próximas das de competição, estão disponíveis bancos tipo bacquet. Os pedais e as proteções das soleiras das portas são em alumínio. De série inclui-se ainda o sistema multimédia Media System Plus que inclui ecrã tátil de 6,5 polegadas.
Também é possível personalizar a estética do Leon ST CUPRA com os pacotes preto e branco. Com estas linhas, o contorno da grelha, os espelhos retrovisores e parte dos raios das jantes são pintados a branco ou preto. Com a opção laranja estes elementos são decorados com a pintura de competição Cup Racer.
Detalhes adicionais, como o preço, devem ser conhecidos em breve.