Vasiliev triunfa na quinta etapa do Dakar
O vencedor da Taça do Mundo, Vladimir Vasiliev, foi o mais forte na quinta tirada do Dakar 2015. O piloto russo bateu Yazeed Al-Rajhi, em Toyota, por apenas 20 segundos, enquanto Robby Gordon teve um dia isento de problemas para ser o terceiro melhor.
Com este triunfo, a Mini mantém a sua invencibilidade na edição deste ano do Dakar e lidera a competição com Nasser Al-Attiyah. O qatari não foi além do quarto posto na especial entre Copiapo e Antofagasta, mas conseguiu, ainda assim, ampliar a vantagem para o segundo classificado, Giniel De Villiers, que apenas conseguiu terminar em sexto. O sul africano da Toyota ficou logo a seguir a Stéphane Peterhansel que voltou a ser o melhor dos Peugeot.
Entre os portugueses, a jornada não foi nada fácil. Carlos Sousa e Paulo Fiúza, no Mitsubishi ASX, não foram além do 19º tempo com problemas de suspensão no carro e caíram para 11º da geral. “Foi uma especial muito técnica. Infelizmente tivemos algum problema na suspensão logo no início e tive que diminuir o ritmo. Agora temos de encontrar uma solução com a equipa”, disse o piloto.
Ricardo Leal dos Santos terminou com a 25ª marca e mantém o 22º lugar. A equipa ficou satisfeita com a sua prestação pois fez mais de metade da especial sem travões de trás na Nissan Navara. Filipe Palmeiro, navegador de Boris Garafulic, está no 13º posto. Vítor Jesus, que compete com Nazareno Lopez, acabou o dia em 21º e está agora no 50º lugar.
Coma à procura do tempo perdido
Nas motos, o vencedor do Dakar 2014, Marc Coma (KTM) triunfou e começa a tirar tempo à desvantagem que tem para Joan Barreda. O homem da Honda conseguiu, no entanto, minimizar os danos e fez o segundo tempo, tendo perdido pouco mais de dois minutos.
Hoje foi mais um dia difícil para os portugueses, mas Paulo Gonçalves (Honda) continua a segurar o seu lugar no pódio. Desta feita, terminou em quinto, enquanto o seu colega de equipa, Hélder Rodrigues, foi sexto. Ruben Faria, em KTM, não foi além do 15º tempo depois de se ter perdido. Neste momento, Rodrigues continua no décimo lugar, enquanto Faria caiu para sexto.
Mário Patrão conseguiu o 31º tempo e neste momento ocupa a 33ª posição da classificação geral, a pouco mais de dez minutos de entrar nos 30 primeiros.
Nos camiões, Nikolaev assumiu o primeiro lugar, enquanto nos quads, Rafal Sonik esteve muito melhor do que a concorrência e consolidou a liderança.
Amanhã, o Dakar deixa Antofagasta e ruma a Iquique. Os carros e os camiões têm 277 km de especial pela frente, enquanto nas motos e nos quads esses números sobem para os 318 km.