CompararComparando ...

Ford Mustang GT350R: Nascido para as pistas

Artigo
Ford Mustang GT350R: Nascido para as pistas

Ícone entre os automóveis norte-americanos, o Mustang é outro dos nomes em destaque no Salão de Detroit, com a Ford a revelar neste certame o Shelby Mustang GT350R. Mais adequada para utilização em pista, esta versão evoca o antigo GT350 que a marca da oval e Carroll Shelby imortalizaram numa versão de competição em 1965.

O Shelby GT350R apresentado agora em Detroit mostra aerodinâmica trabalhada e linhas bastante agressivas para uma aparência única. O trabalho principal dos engenheiros da Ford passou por reduzir o peso total, tendo-se recorrido a fibra de carbono para alguns elementos, como o aileron traseiro e o tejadilho. Também as jantes específicas de 19” contribuem para a redução do peso. Ainda em termos aerodinâmicos, conta com uma abertura no capot para extracção do ar quente, difusor traseiro, entradas de ar laterais, saias laterais e orifícios nas cavas das rodas.

“Dieta” extrema

No total, o Mustang GT350R beneficia de uma “dieta” de 59 kg. Mas esse resultado não se conseguiu apenas devido aos materiais do chassis. Também alguns itens do equipamento foram considerados supérfluos: ar condicionado, sistema de infoentretenimento, bancos posteriores, cartão do piso da mala e câmara traseira foram descartados. Ainda assim, para aqueles que não passam sem algumas dessas comodidades, a Ford disponibiliza um pack denominado Electronics Pack, que inclui ar condicionado bi-zona, ecrã táctil de 8” e piscas integrados nos espelhos.

Quanto ao motor, o Mustang GT350R dispõe de um V8 de 5.2 litros com mais de 500 cv e 542 Nm de binário máximo, assumindo-se como o propulsor atmosférico mais potente feito pela Ford para veículos de produção. Não foram concedidos dados relativos à performance. Os engenheiros da Ford melhoraram igualmente a suspensão, oferecendo a este Mustang um carácter específico para lidar com a pista (facto para o qual também contribuem os pneus Michelin Pilot Sport Cup 2): molas específicas, altura ao solo mais reduzida, alinhamento das rodas pensado para utilização em pista e amortecedores MagneRide.

A produção deste GT350R será feita de forma limitada nos Estados Unidos da América e no Canadá, não havendo para já indicações da sua venda noutros mercados.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Pedro Junceiro