CompararComparando ...

Gonçalves penalizado ainda sonha com a vitória no Dakar

Artigo
Gonçalves penalizado ainda sonha com a vitória no Dakar

Vai ser até à linha de meta. Paulo Gonçalves não desarma e mantém-se na luta pela vitória no Dakar com Marc Coma. Hoje, na 11ª etapa da prova, o português da Honda foi o segundo melhor. Ficou a apenas 17 segundos da vitória, conquistada pelo seu companheiro de equipa, Joan Barreda Bort, e encurtou a desvantagem para o líder. Os dois primeiros estão separados por 5m12s.

Contudo, o luso está à espera que lhe seja aplicada uma penalização de 15 minutos por ter trocar de motor com Joan Barreda Bort. Se assim for, fica a 20m12s. A possibilidade de triunfar não desaparece mas é muito mais pequena. Faltam dois dias de competição e Gonçalves sabe que é preciso acontecer alguma coisa a Coma para assumir a liderança.

No dia em que as motos e os quads fizeram 357 km contra o cronómetro entre Salta e as Termas do Rio Hondo, Ruben Faria foi o quarto mais rápido, enquanto Hélder Rodrigues concluiu a etapa no oitavo posto. O líder Marc Coma foi apenas sexto e cedeu quase 2m30s para Gonçalves.

Destaque, também, para a luta pelo último lugar do pódio. O chileno Pablo Quintanilla cedeu mais de dois minutos a Toby Price e os dois trocaram de lugar, com vantagem para o australiano da KTM.

Nova vitória para Al-Attiyah

Nos carros, Nasser Al-Attiyah prepara-se para fazer a festa do triunfo em Buenos Aires. O qatari obteve mais uma vitória em especiais e a Mini já soma dez em 11 possíveis. Está a ser um domínio quase completo. O qatari tem quase meia hora de vantagem para Giniel De Villiers, em Toyota, que é segundo.

Carlos Sousa voltou a ser o melhor português, desta vez com o oitavo tempo. O piloto do Mitsubishi ASX continua no oitavo posto da geral e mostra-se contente com o que já foi alcançado. “Fizemos uma bela especial, o carro estava impecável e não tivemos problemas. Estamos contentes de estar aqui nesse momento, na reta final. Como já tínhamos previsto, não teremos muita diferença entre os tempos, as posições já estão praticamente definidas. Agora é torcer para que tudo corra bem até ao fim”, disse.

Ricardo Leal dos Santos completou esta tirada com o 21º melhor registo e ocupa a 25ª posição na classificação. Filipe Palmeiro, navegador de Boris Garafulic, é o 12º classificado.

(em actualização)

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon