CompararComparando ...

Gémeos não idênticos

Artigo
Gémeos não idênticos

A Porsche Design celebrou uma nova etapa para o seu departamento relojoeiro com o lançamento de dois cronógrafos gémeos comemorativos: o Timepiece Nº1 e o Chronograph Titanium Limited Edition, ambos inspirados em modelos seus que marcaram a história da relojoaria contemporânea.

A Porsche Design anunciou recentemente o seu reposicionamento na indústria relojoeira de prestígio com a fundação da subsidiária Porsche Design Timepieces e desvelou os seus primeiros dois exemplares da nova era: o Timepiece Nº1 e o Chronograph Titanium Limited Edition, dois modelos que estão intimamente associados aos primórdios da marca fundada por Ferdinand Alexander Porsche em 1972. Como o Professor Porsche era um grande aficcionado da relojoaria, acabou por ser natural que o primeiro produto a sair do Porsche Design Studio tivesse sido um cronógrafo. Na altura foi baptizado Chronograph I, não só por ser o artigo inaugural, mas também porque se tratava do primeiro relógio totalmente concebido em preto mate na indústria relojoeira, lançando a relojoaria de luxo numa nova direção que não apenas a dos materiais preciosos. E se o Chronograph I foi um instrumento do tempo revolucionário, o atelier Porsche Design voltou a inovar oito anos depois, ao estrear o primeiro relógio totalmente concebido em titânio.

Foram esses modelos pioneiros na história da relojoaria que serviram de base ideológica para o relançamento da coleção de instrumentos do tempo da Porsche Design, que passa a assumir integralmente a produção após parcerias com marcas/manufacturas de prestígio (desde a Orfina para o modelo inaugural e depois a IWC, até à Eterna, que foi adquirida pela família Porsche nos anos 1990 e recentemente vendida). Os dois cronógrafos em edição limitada baseiam-se nos princípios de design utilizados por Ferdinand Alexander Porsche – legibilidade absoluta, perfeição técnica, recurso aos melhores materiais e ênfase na funcionalidade – mas, apesar de serem declaradamente inspirados nos referidos antecessores históricos, assumem formas e proporções bem distintas. O formato de caixa até é clássico, com asas tradicionais para a correia/bracelete, em vez da arquitetura integrada dos modelos de 1972 e 1980.

A apresentação do Timepiece Nº1 podia ser feita ao som do tema Back in Black, dos AC/DC. O Chronograph I entrou para a lenda em 1972 como o primeiro relógio completamente preto e, mais de quatro décadas depois, a sua influência na indústria relojoeira é facilmente constatável através da profusão de modelos totalmente negros a todos os níveis de preço. Também o Timepiece Nº1 é totalmente preto e evoca precisamente o espírito negro do modelo original de 1972, sendo que os únicos tons claros vão para os ponteiros contrastantes e todas as restantes indicações gráficas e luminescentes no mostrador.

O design purista de formação Bauhaus, preconizado por Ferdinand Alexander Porsche e assente no binómio forma/função, recorre às melhores técnicas de fabrico e construção do século XXI. Destaques: caixa de 42mm de diâmetro em titânio revestida com PVD preto, bracelete negra em cauchu, movimento automático Valjoux 7750 (apreciado através do vidro de safira escurecido no fundo) com 48 horas de reserva de marcha e certificado de precisão cronométrica atribuído pelo COSC, estanqueidade a 500 metros. Edição limitada a 500 exemplares.

O professor Ferdinand Alexander Porsche voltou a surpreender a indústria relojoeira em 1980 com a utilização de um material de ponta que, na altura, era ainda pouco utilizado: o titânio, então mais associado a tecnologias de ponta na área científica, apresentava-se como um material bem mais difícil de ser trabalhado mas também mais leve, mais resistente, anti-corrosivo e anti-alérgico.

Segundo dos dois relógios da nova era e com formas gémeas do Timepiece Nº1, o Chronograph Titanium Limited Edition coloca em evidência a cor acinzentada natural do raro metal numa caixa em titânio de 42mm. O mostrador galvanizado em cor negra de design purista/minimalista, com ponteiro cronográfico dos segundos a vermelho para melhor legibilidade, é muito idêntico ao do Timepiece Nº1, mas faz-se acompanhar por uma correia em calfe com fecho de báscula. É também alimentado pelo mesmo movimento automático Valjoux 7750 (que pode ser visto através do vidro de safira escurecido no fundo) com 48 horas de reserva de corda e rotor optimizado. Certificado de precisão cronométrica atribuído pelo COSC. Estanque até 500 metros. Edição limitada a 500 exemplares.

Mais informações:
Porsche Design
Torres Distribuição

Miguel Seabra
Espiral do Tempo

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon