AMG “mexe” no Mercedes GLA
[doptg id=”84″]
Em Março próximo espera-se a chegada ao mercado nacional da terceira variante do Classe A, o GLA, crossover apresentado em Frankfurt e que bebe inspiração no mais pequeno dos Mercedes, embora assente na plataforma do coupé de quatro portas CLA. A divisão AMG do construtor alemão não perdeu tempo e já deitou as mãos a este modelo, devendo o resultado final ser conhecido durante o Salão de Genebra de 2014.
Foi exactamente uma destas unidades que foi avistada a testar no Nürburgring o motor turbo de 2,0 litros e quatro cilindros que equipa actualmente o A 45 AMG e o CLA 45 AMG – e que será também o responsável por animar agora a derivação AMG do GLA, que deverá igualmente ganhar o epíteto “45”. Com um total de 360 cv de potência e 450 Nm de binário máximo, a Mercedes reclama para este motor o título de “melhor do mercado” dentro do seu segmento.
A potência deverá ser transferida para todas as rodas através de uma caixa AMG Speedshift DCT de sete relações e dupla embraiagem. Nesta versão do crossover alemão, esta combinação deverá permitir registar um tempo na casa dos 5,0 segundos nos 0-100 km/h, o que prova que, mais uma vez, a AMG não deixa os seus créditos por mãos alheias no que toca ao capítulo da performance, devendo este GLA contar ainda com uma suspensão própria e com um sistema electromecânico de direcção assistida e variável de acordo com a velocidade.
Mas não é só na performance que a divisão desportiva da Mercedes deixa o seu cunho neste modelo. O aspecto exterior do GLA 45 AMG tem todos os elementos esperados numa unidade “trabalhada” pela AMG, como por exemplo a quádrupla saída de escape incluída no pára-choques traseiro e ligada por um difusor; ou os discos de travão perfurados, em conjunto com as jantes e pinças de travão características. As entradas de ar dianteiras são de grandes dimensões e o deflector montado no topo do óculo traseiro aparenta ser de maiores dimensões, tal como se esperaria no caso de um modelo com esta vocação.
No interior, impossível de ver nestas imagens, esperam-se também todos os detalhes comuns às unidades da AMG, como a configuração específica do painel de instrumentos ou os bancos desportivos e o volante exclusivo, entre outros.
Em Março, quendo chegar ao mercado luso o Mercedes GLA, os preços deverão iniciar-se nos 38 mil euros. No caso da variante AMG, os rumores existentes apontam para que a marca da estrela peça sensívelmente o dobro, ou seja, aproximadamente 75 mil euros.