CompararComparando ...

Toro Rosso revela o STR10 para o Mundial de Fórmula 1

Artigo
Toro Rosso revela o STR10 para o Mundial de Fórmula 1

A Scuderia Toro Rosso também já revelou o seu monolugar para a temporada de 2015 do Mundial de Fórmula 1. A equipa de Faenza mostrou hoje o novo STR10 no circuito de Jerez de la Frontera.

O nome STR10 faz referência ao décimo monolugar da equipa italiana na categoria máxima do desporto automóvel. Recorde-se que até 2005 esta formação tinha por nome Minardi, equipa que raramente largou a cauda do pelotão mas que deu a muitos pilotos uma porta de entrada na Fórmula 1 (como são disso exemplos Fernando Alonso, Mark Webber ou Giancarlo Fisichella). No final de 2005, o então proprietário da formação transalpina, Paul Stoddart, decidiu vendê-la à Red Bull, que criou uma equipa satélite, denominada Toro Rosso.

Para 2015, a aposta é novamente na juventude, com Max Verstappen e Carlos Sainz Jr. a pilotarem o monolugar nas 20 corridas do campeonato, enquanto Daniil Kvyat seguiu para a equipa “irmã”, a Red Bull Racing.

[jwplayer player=”1″ mediaid=”27118″]

Este STR10 foi desenvolvido sob a batuta técnica de James Key, que já passou pela Sauber e pela Ferrari antes, contando ainda com a experiência de Paolo Marabini (projectista principal para a estrutura) e de Matteo Piraccini (projectista principal da área mecânica e sistemas eléctricos). Ao longo do processo de desenvolvimento, contou com vários testes no túnel de vento de Bicester, no Reino Unido. A nível técnico, nota para a dianteira com nariz mais afilado e “apresentável” (em comparação com o modelo do ano passado), sendo também de referir os flancos mais estreitos na sua parte posterior, indicando que o conjunto propulsor da Renault está mais compacto.

A primeira sessão de testes inicia-se amanhã, com Sainz a assumir a honra de ser o primeiro a levar o STR10 para a pista de forma séria pela primeira vez. Isto porque as filmagens promocionais, como as do vídeo apresentado neste vídeo, obedecem a parâmetros rigorosos de controlo, embora no início de cada ano acabem sempre por servir de teste de verificação de sistemas.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Pedro Junceiro