Porsche Macan em testes no Nürburgring
[doptg id=”92″]
A Porsche está prestes a expandir a sua oferta com a adição do Macan, modelo cuja apresentação oficial está praticamente garantida para o próximo Salão de Los Angeles, a decorrer em Novembro, isto para que a comercialização se inicie na Primavera de 2014. É grande a aposta neste novo SUV compacto por parte da marca de Estugarda, já que, a confirmarem-se as projecções que apontam para vendas da ordem das 50-55 mil unidades/ano, tal significaria que o Macan passaria a ser responsável por cerca de metade das vendas da Porsche a nível mundial.
O modelo que a Porsche criou para rivalizar com propostas como o Audi Q5, o BMW X3, o Mercedes GLK ou o Range Rover Evoque foi avistado durante uma sessão de testes no Nürburgring, praticamente despido de camuflagem, excepção feita aos autocolantes colocados nos grupos ópticos dianteiros e traseiros, para os fazer parecer maiores do que realmente são, e também à pequena janela lateral do pilar C.
Tendo por base a plataforma do Q5, embora sendo consideravelmente mais largo que o seu primo da Audi, o Macan deverá começar a ser produzido na fábrica que a Porsche detém em Leipzig, na Alemanha, ainda no decurso deste ano, sendo esperadas algumas alterações na suspensão, para colocar o modelo mais em linha com as características dinâmicas a que estamos acostumados num Porsche.
Tal como a plataforma, o Macan também deverá partilhar com o Q5 também as motorizações, incluindo a híbrida, embora, neste caso, seja de esperar um aumento de potência do 2.0 TFSI de 211 cv que faz parte deste grupo motopropulsor, ao passo que o motor eléctrico de 54 cv não deverá sofrer alterações.
Apesar de a unidade de testes fotografada no Nordschleife ostentar cinco portas, espera-se que o futuro traga uma versão de três portas do Macan, mais musculada e com a designação Turbo, que deverá fazer uso de um 3.0 V6 com dupla sobrealimentação capaz de oferecer 370 cv de potência e 540 Nm de binário.
Mas é óbvio que a Porsche também disponibilizará no Macan motores menos exuberantes, com o Audi Q5 a emprestar-lhe o 2.0 TFSI de 225 cv e o 2.0 TDI, ainda que neste caso com 190 cv (para já, 177 cv no modelo da Audi). Na generalidade das versões, deverão ser propostas duas caixas de velocidades: automática PDK de sete relações e dupla embraiagem, ou a nova caixa manual da Porsche, com igual número de relações.