Range Rover Sport R-S a caminho
[doptg id=”94″]
2014 terá sido o ano escolhido pelos britânicos da Land Rover para o lançamento da variante mais radical do novo Range Rover Sport. Apelidada como R-S (uma designação de que também fazem uso as criações mais performantes da Jaguar, marca que, tal como a Land Rover, é pertença do grupo indiano Tata Motors), a sua estreia oficial deverá ocorrer em Março próximo, por ocasião do Salão de Genebra, devendo a chegada ao concessionários ocorrer imediatamente a seguir.
Avistado já em testes no “inevitável” Nürburgring, tudo aponta para que o Range Rover Sport R-S venha a fazer uso do mesmo V8 sobrealimentado de 5,0 litros que anima o Jaguar XKR-S, algo que, a confirmar-se, significa que o SUV britânico colocará à disposição de quem o conduza qualquer coisa como 550 cv e 680 Nm. A potência será transmitida ao solo pelas quatro rodas através do imprescindível sistema de tracção do total da marca de Gaydon, naturalmente combinado com a caixa de velocidades automática ZF de oito relações já em funções nas versões em comercialização dete modelo.
Com tudo isto, o Range Rover Sport R-S prevê-se seja capaz de registar um tempo nos clássicos 0-100 km/h na casa dos 10,0 segundos, havendo quem aposte que a velocidade máxima terá, desta feita, como limite os 265 km/h.
Inegável é que a unidade de testes presente nas imagens que aqui publicamos, apesar de ainda muito camuflada, exibe já duas saídas de escape duplas na traseira, e um espaço entre elas que permite antever se destine a albergar um difusor. Na frente é impossível não reparar nas entradas de ar de generosas dimensões e nas saídas de ventilação existentes na secção superior do capot, junto ao pára-brisas, o que parece confirmar o excepcional rendimento do motor utilizado.
Por outro lado, a altura ao solo aparenta ter sido diminuída face às versões “normais” do Range Sport, o que significa que a suspensão estará também mais firme, ao mesmo tempo que, para lidar com a potência do motor V8, esta unidade de testes – e também o modelo de produção – está equipada com travões carbocerâmicos da Brembo. Finalmente, e como garante de uma experiência de condução mais emotiva, o sistema de controlo de estabilidade será mais permissivo, a caixa de velocidades contará com uma programação mais “agressiva” e a direcção espera-se seja mais directa.