Renovado DS 5 em destaque no Salão de Genebra
Dando seguimento ao sucesso obtido pela marca DS nos últimos anos, que lhe valeu inclusive a separação da Citroën, foi agora apresentado o renovado DS 5, modelo dá corpo aos ideais de luxo, conforto e estética vanguardista pelos quais a nova marca se quer reger daqui em diante.
Assim, o novo DS 5 introduz uma série de novos atributos distintivos a nível estético, mas também técnico. Entre as novidades, destaque para a grelha esculpida com a sigla DS no centro ou para os faróis xénon Full LED, que caracterizam a dianteira com uma nova assinatura luminosa.
No interior, a marca procurou melhorar os índices de qualidade e oferecer novos equipamentos, como o sistema multimédia com ecrã táctil que se demarca pela simplicidade. Com efeito, embora controle todas as funções do automóvel, desde a navegação ao áudio, este novo sistema permitiu eliminar 12 botões na consola central, valorizando a simplicidade de interacção.
Esse ecrã pode contar com tecnologia Mirror Screen, que mimetiza na consola central os conteúdos presentes no ecrã do smartphone, para que as aplicações deste último possam ser acedidas no automóvel. Ainda a este respeito, conta com a aplicação “MyDS”, a qual oferece serviços especiais para os proprietários dos veículos. Também o sistema de assistência “DS Connect Box” está presente, efectuando chamadas de emergência em caso de acidente e oferecendo localização à equipa de assistência.
No que diz respeito a tecnologias de segurança, conta com alerta de veículos em ângulo morto, alerta de saída da faixa de rodagem, assistente de máximos, sistema de iluminação em curva, assistência ao arranque em subida, câmara traseira e head-up display.
Motores mais eficientes
De igual forma, a gama de motores foi renovada, visando maior eficiência de funcionamento. As potências variam entre os 120 e os 210 cv (com consumos entre 3,8 l/100 km e 4,3 l/100 km), sendo que em termos de emissões poluentes a versão Hybrid 4×4 destaca-se por emitir apenas 90 g/km de CO2 com consumo médio de 3,5 l/100 km).
De início, a gama contará com cinco motores, um a gasolina e os restantes Diesel, todos eles já de acordo com a norma Euro 6, sendo que no final do ano a escolha será ampliada com a chegada de mais um bloco a gasolina, na forma do THP de 210 cv com caixa manual de seis velocidades. Assim, no lançamento, a gasolina estará apenas disponível o motor THP de 165 cv com caixa automática de seis velocidades (5,9 l/100 km e 135 g/km de CO2).
Por outro lado, recebe a nova geração de motores Diesel BlueHDi, as quais procuram aliar prestações elevadas a baixos consumos: BlueHDi de 120 cv com caixa manual de seis velocidades (3,8 l/ 100 e 100 g/km de CO2), mais tarde também disponível com caixa automática de seis relações, BlueHDi de 150 cv com caixa manual de seis velocidades (4,4 l/100 e 103 g/km de CO2), BlueHDi de 180 cv com caixa automática de seis velocidades (4,3 l/100 km e 110 g/km de CO2) e, por fim, uma versão híbrida denominada Hybrid 4×4.
Esta assenta na combinação entre motores Diesel e eléctrico para oferecer uma potência total de 200 cv, quatro rodas motrizes e possibilidade de funcionamento em modo 100% eléctrico. Os consumos desta variante são de apenas 3,5 l/100 km e as emissões baixam para 90 g/km de CO2. Com vários modos de condução possíveis (Auto, Zero Emission Vehicle, Tracção Integral e Sport), o Hybrid 4×4 destaca-se por oferecer utilizações diversas. No modo de tracção integral, as rodas dianteiras são movidas pelo motor térmico enquanto as traseiras ficam a cargo do motor eléctrico. Já no modo Sport, o motor eléctrico é utilizado de forma máxima como auxiliar do motor Diesel para oferecer assim a potência máxima em aceleração. Pode, também circular de forma puramente eléctrica, sem consumir combustível ou emitir gases poluentes.
Também as ligações ao solo foram trabalhadas, com a marca a apostar em novos amortecedores para melhorar o conforto e reduzir as vibrações.
“O novo DS 5 é mais do que um novo carro”, começa por referir Yves Bonnefont, presidente executive da marca DS. “É um carro que apresenta a nossa identidade de marca. Sessenta anos após o DS original, o novo DS 5 carrega todos os genes DS. Acima de tudo, é uma afirmação clara da nossa ambição: ressuscitar a tradição dos veículos premium franceses”, conclui aquele responsável.
O novo DS 5 estará presente no próximo Salão de Genebra.