CompararComparando ...

Peugeot prepara nova geração do 308 GTi

Artigo
Peugeot prepara nova geração do 308 GTi

[doptg id=”100″]

De algum tempo a esta parte que a Peugeot tem vindo a alargar a sua gama com propostas mais aguerridas dos seus modelos, como o comprova o lançamento do 208 GTi e do RCZ R. Com a nova geração do 308, prestes a chegar aos concessionários da marca em Portugal (já durante este mês de Outubro), o construtor de Sochaux escolheu o Salão de Frankfurt para dar a conhecer o 308 R Concept, protótipo que deixava antever as formas que teria a nova geração do 308 e ainda as do 308 GTi.

Este último foi já avistado durante uma sessão de testes totalmente desprovido de camuflagem, o que indica que a sua estreia mundial estará para breve, muito provavelmente tendo lugar no próximo Salão de Genebra, que abre o calendário europeu de certames automóveis, em Março do próximo ano.

Com uma imagem mais comedida do que a do protótipo apresentado em Frankfurt, o novo 308 GTi usa, no entanto, praticamente toda a secção dianteira do R Concept. Estão presentes as generosas entradas de ar laterais, ainda que tenham sido retocadas e não sejam tão angulosas como no R Concept; os grupos ópticos são os mesmos, com as luzes diurnas colocadas no contorno superior dos faróis, esguios e felinos, como compete a um modelo da casa do leão.

Pelo caminho ficaram, no entanto, a grelha dianteira desportiva – o 308 GTi apresenta uma mais convencional e em linha com a imagem da marca francesa – e as saídas de ar colocadas de ambos os lados do capot.

Peugeot 308 GTi 5

Se nas laterais a ausência mais notada é a das saias laterais, que lhe reduziam a altura ao solo, potenciando a aerodinâmica, na traseira regista-se com pena o desaparecimento das duas saídas de escape de formato trapezoidal englobadas no pára-choques traseiro, trocadas por uma saída de escape dupla, colocada do lado esquerdo desta unidade de testes, que apresenta uma traseira em linha com o modelo “normal”.

Debaixo do capot do novo 308 GTi deverá estar o motor THP de 1,6 litros que anima o RCZ e oferece ao condutor 200 cv de potência, embora esta deva ser aumentada para valores próximos dos 230 cv, de acordo com alguns rumores, por forma a ser mais potente que o Golf GTI, o seu principal rival, cujo motor a gasolina TSI de 2,0 litros oferece 220 cv de potência.

A questão, no entanto, permanece: por que não utilizar o motor 1.6 THP apresentado com o RCZ R, capaz de oferecer 270 cv de potência e 330 Nm de binário? Será que nos planos da Peugeot estará, também, um 308 R?…

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon