Regresso ao passado de Lisboa e da Carris
[jwplayer player=”1″ mediaid=”28301″]
Antes da profusão de automóveis na cidade de Lisboa dominavam os transportes públicos providenciados pela Carris. A empresa portuguesa contava com uma imensa frota de eléctricos que servia de meio de transporte para milhares de pessoas se deslocarem na malha urbana, bem distante da confusão que actualmente se pode ver na capital lisboeta.
Neste documentário, narrado pelo saudoso jornalista Fernando Pessa, são comemorados os cinquenta anos da “electrificação dos transportes urbanos”, com imagens das oficinas da Carris naquela época. Neste vídeo assiste-se, também, ao início da disseminação dos autocarros de dois lugares, cuja importância foi crescendo paulatinamente na cidade de Lisboa. Hoje, resistem algumas linhas de eléctricos, sendo que uma das mais relevantes é a do 28, que todos os dias leva centenas de turistas numa visita única pela cidade.
Se quer regressar ao passado de Lisboa e da Carris, aproveite e veja este pequeno documentário de 1951, realizado pelo cineasta António Lopes Ribeiro, que também realizou os filmes “O Pai Tirano” e o “Amor de Perdição”.