Produção de motores Boxer da Subaru supera os 15 milhões
A produção de motores Boxer da Subaru atingiu um marco histórico: 15 milhões de unidades. Este bloco foi inicialmente desenvolvido há 49 anos atrás, tendo-se tornado uma imagem de marca dos automóveis da Subaru ao longo dos anos.
O primeiro modelo da marca nipónica a contar com um motor Boxer foi o Subaru 1000, lançado em 1966, com um motor de quatro cilindros horizontalmente oposto. Desde então, o motor tem sido utilizado em quase todos os modelos de produção lançados pela marca em todo o mundo.
A mais recente tecnologia Boxer pode ser encontrada no novo Subaru Outback, com início de vendas previsto para o mês de Abril, na forma de um 2.5 atmosférico a gasolina e de um 2.0 Turbodiesel.
Nos motores Boxer, mais compactos, o centro de gravidade mais baixo permite melhorias na vertente dinâmica, com os pistões colocados simetricamente para anular a inércia de cada um, traduzindo-se em menos vibrações e maior suavidade do que em motores de quatro cilindros em linha.
Além disso, a Subaru indica ainda que foi alcançada a produção de 14 milhões de veículos com tracção integral desde 1972. Introduzida com a carrinha Subaru Leone, o sistema de tracção integral da Subaru continua a ser um dos elementos transversais da marca.