Skoda Octavia vRS 230 e Fabia Monte Carlo em estreia no Salão de Genebra
A Skoda vai contar com uma série de novidades no Salão de Genebra. A marca do grupo Volkswagen vai apresentar ao público o novo Superb, cuja apresentação oficial teve lugar esta semana em Praga, na República Checa, mas também duas versões de cariz mais desportivo, uma para o Octavia e outra para o Fabia.
Para o certame helvético, a Skoda aposta em três grandes novidades, sendo que a primeira assenta na nova geração do Superb, modelo que tem por base a plataforma MQB do grupo Volkswagen e que retira alguma da sua inspiração do VisionC Concept. Com este Superb, a marca checa pretende elevar o seu estatuto qualitativo, assentando as mais-valias deste automóvel na oferta de espaço interior e de maior refinamento de rolamento.
Pela primeira vez, um modelo da Skoda integra a tecnologia de Controlo Dinâmico de Châssis (DCC), incluindo perfil de condução, além de ar condicionado de três zonas e uma série de outros equipamentos de conforto e de segurança, com destaque para o de travagem pós-colisão, controlo automático de distância para o veículo da frente, assistência à manutençao na faixa de rodagem, entre outros.
Quanto a motores, contará com cinco unidades a gasolina e três Diesel, que aliadas a redução de peso que chega aos 75 kg nalgumas versões e melhor aerodinâmica permitem consumir até 30% menos de combustível, sendo em contrapartida até 20% mais potentes do que os anteriores.
Já o novo Skoda Octavia vRS 230 trata-se do primeiro modelo da marca a contar com diferencial controlado electronicamente no eixo dianteiro para melhoria da vertente dinâmica. A designação “230” refere-se, de forma esperada, à potência do motor de 2.0 litros, com o qual acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 6,7 segundos, além de ser o Skoda mais rápido de sempre com velocidade máxima de 250 km/h. Esta versão será lançada em Junho.
Já o Fabia recebe uma versão Monte Carlo, assente essencialmente em melhorias estéticas para o interior e para o exterior. Disso são exemplos o volante desportivo de três raios, os bancos desportivos, as jantes negras de 16 ou 17 polegadas, a suspensão desportiva opcional, os elementos decorativos em preto na carroçaria e vidros traseiros escurecidos.