Mercedes Classe G 500 4×4 com capacidades “ao quadrado”
Lembram-se das fotos-espia do Mercedes Classe G alcunhado de Hulk por causa da cor verde da carroçaria? Ainda em modo de pré-produção, eis então o G 500 4×42 (mesmo ao quadrado), um todo-o-terreno versátil que apresenta como principais premissas um chassis com afinação variável, tracção integral evoluída e motor V8 com 422 cv de potência.
Após o “monstruoso” G 63 AMG 6×6, a Mercedes aplicou receita semelhante, recorrendo ao mesmo sistema de concepção dos eixos (esquema “portal”) e ao mesmo sistema de tracção integral (mas aplicado a quatro rodas e não a seis), havendo ainda que destacar os pneus de 325/55 R22 montados em jantes de 22”, além de peças amovíveis da carroçaria em fibra de carbono para maior exclusividade. Com aquela solução para os eixos, estes não se encontram alinhados com o centro das rodas, mas sim posicionados numa posição mais elevada, permitindo dessa forma maior altura ao solo.
No compartimento do motor está um novo bloco V8 de 4.0 litros com injecção directa e dois turbos, montados no interior da configuração em V e não no exterior do banco de cilindros, conseguindo com isso ser mais compacto, mais eficiente e mais rápido nas respostas. Na versão de produção – recorde-se que este é ainda um concept –, o motor V8 estaria de acordo com a norma Euro 6. Saídas de escape duplas montadas nas laterais imediatamente antes das rodas traseiras oferecem sonoridade distintiva a este modelo, além de libertarem o pára-choques traseiro de elementos que pudessem comprometer as suas capacidades em práticas de todo-o-terreno, nomeadamente no ângulo de saída. Tudo isso aliado a generosos 450 mm de altura ao solo, bem mais do que o G500 longo, o qual apresenta “apenas” 210 mm de altura ao solo.
Apesar disso, o seu comportamento dinâmico em estrada foi melhorado pela Mercedes, com a marca a recorrer a um novo chassis com esquemas de suspensão trabalhados e amortecimento ajustável inspirado no mundo da competição. Conta com duas torres de suspensão por roda, uma para o conjunto mola/amortecedor e a outra para amortecimento variável com controlo electrónico, com modos Sport e Comfort que o condutor pode escolher a partir do interior. O tempo de mudança entre os dois modos é de singelos 15 milissegundos.
Face ao modelo de produção, conta com largura de vias ampliada em 299 mm, para maior estabilidade em curva. Para os que preferem as aventuras fora de estrada, a Mercedes oferece pneus específicos de 18” como opcionais, aliando-se à tracção integral permanente, redutoras e três diferenciais bloqueáveis para superar todo o tipo de terrenos.
Em situações limite em que o chassis tenha de entrar em contacto com o solo, a parte inferior do G 500 4×42 está protegida por duas peças integradas em aço inoxidável, salvaguardando os elementos mais importantes da frente e da traseira.
No interior, este Classe G oferece elementos de maior requinte, graças ao pack Exclusive, com recostos e cabeceiras dos bancos, consola central e encosto de braços nas portas em pele com pespontos contrastantes.
O departamento de desenvolvimento do Mercedes Classe G está localizado em Graz, na Áustria, sendo o local de produção dos modelos de série desde 1979. A decisão relativa à eventual produção do G 500 4×42 dependerá da reacção que este concept receber. De qualquer forma, uma versão de produção não seria muito diferente desta.