Apple vai fabricar carros elétricos
O que leva um gigante do ramo das tecnologias, como a Apple, considerar entrar no mercado do desenvolvimento de veículos? Será que a Apple consideraria fabricar um carro movido a combustíveis fósseis? Perguntei ao meu filho, de 9 anos, e ele respondeu – nunca, nem pensar! Então perguntei-lhe – e se for elétrico? ele respondeu – ah, isso sim! Pode ser e quero um.
Mas porquê esta diferença de opinião se em ambos os casos se trata de um carro? Penso que ele reconheceu o valor da marca! Parece que ele reconhece que o veículo elétrico é uma aposta a seguir! Penso que ele reconhece que um veículo elétrico é um produto cool e tecnologicamente avançado para merecer um logótipo como o da Apple!
O aparecimento das novas tecnologias de motorização elétrica permitirão criar conceitos de mobilidade como não até aqui vistos, muito mais adaptados a cada indivíduo, mais personalizados, mais conectados, mais capazes de ser o gadget da mobilidade que nunca tivemos.
Segundo a Bloomberg, a Apple terá já formado uma equipa com 200 especialistas para o desenvolvimento do carro elétrico a ser lançado até 2020. Este projeto poderá representar uma viragem de mercado bem mais acentuada que aquela que o lançamento do iPhone e do iPad protagonizaram nos últimos anos.
Claro que não será só um carro, não será só elétrico, não será só ecológico, mas incorporará toda a conectividade de pretendemos, será autónomo, será seguro, carregará de forma automática, será muito bonito e muito mais.
Trata-se ainda de informação não oficial por parte da Apple, mas o facto é que a gigante norte-americana, está a contratar funcionários das empresas A123, LG Chem, Samsung, Panasonic, Toshiba e Johnson Controls, empresas com elevados conhecimentos em baterias elétricas e já agitou os mercados e media em torno deste assunto.
A foto é apenas uma criação publicada num artigo de 2011, “The iMo: If Apple Designed Electric Cars…” by Timon Singh, e nada corresponde à realidade.
José Henriques
MAGNUM CAP