CompararComparando ...

Quando a (TAG) Heuer orbitou a Terra

Artigo
Quando a (TAG) Heuer orbitou a Terra

Sabia que o primeiro instrumento do tempo suíço a ser usado no espaço foi um stopwatch Heuer? E que, em 2012, a TAG Heuer evocou esse instrumento do tempo com o lançamento de uma edição limitada com elementos evocativos da peça original? No ano em que se celebram os 53 anos passados desde que John Glenn orbitou a Terra, lembramos o papel da Heuer nesse grande momento.

É sabido que a Omega reclama para si um lugar na história enquanto primeiro relógio de pulso suíço no espaço: foi um Speedmaster que os astronautas da missão Apolo 11 usaram, em 1969, quando se tornaram nos primeiros seres humanos a pisarem a Lua. No entanto, a TAG Heuer reivindica também para si um lugar ao sol (ou melhor, no céu) enquanto primeiro instrumento do tempo suíço no espaço. Em causa está um stopwatch que teria sido usado pelo primeiro astronauta americano a orbitar a Terra.

Com efeito, em 20 de Fevereiro de 1962, a NASA procurava seguir as pisadas dos seus arquirrivais russos — no ano anterior, o cosmonauta Yuri Gagarin tinha-se tornado no primeiro homem a orbitar a Terra — e conseguiu, com sucesso, orbitar a Terra. O herói terá sido o americano John Glenn, que pilotou corajosamente a sonda Mercury Friendship 7. Como é óbvio, o astronauta americano teria de estar bem equipado para levar a cabo uma missão de tal calibre e os instrumentos de contagem de tempo seriam fundamentais. Curiosamente, sabe-se que Yuri Gagarin terá usado na sua missão um Sturmanskije, um cronógrafo made in Russia. Já Glenn usou no seu braço um 2915A modificado, um stopwatch de corda manual com assinatura Heuer. Entre as principais caraterísticas deste instrumento do tempo estavam o seu mostrador aberto que oferecia uma excelente legibilidade, com segundos contados por meio de um ponteiro central e horas e minutos por meio de dois submostradores às 6 e às 12 h, respetivamente. A cronometragem era activada sob pressão na coroa, localizada na parte superior da caixa, e desactivada através de um pequeno botão localizado na lateral.

Através de bancos de imagens da NASA, é possível descobrir uma série de imagens históricas nas quais podemos ver o stopwatch Heuer a ser usado: estava preso ao braço do astronauta por uma espécie de cinta elástica, já que era um instrumento de mão. Foram estas imagens que terão estado na base de uma investigação, levada a cabo por Jeff Stein, autor do conhecido site onthedash.com, que levou à descoberta deste stopwatch. Com efeito, só em 2006 é que a comunidade relojoeira ficou a saber efectivamente que terá sido um instrumento do tempo Heuer que John Glenn usou na sua missão. O artigo então publicado merece ser lido. Pode encontrá-lo em onthedash.com/docs/Glenn.html. Entre imagens e muitas outras curiosidades, podemos ficar a saber, por exemplo, que este cronómetro serviu como instrumento de apoio, e também que a primeira comunicação de Glenn depois do lançamento terá sido “The clock is operating”, referindo-se ao Heuer que o acompanhava.

Em 2012, a TAG Heuer recupera esta história e lança a edição limitada TAG Heuer Carrera SpaceX 1887, em celebração dos 50 anos passados sobre o feito de John Glenn. O relógio então lançado surgiu com elementos evocativos do modelo original, surgindo mesmo com um mostrador bastante semelhante — apesar de incluir mais funções que vão ao encontro da nossa actualidade —, e apresentava detalhes evocativos da ligação da peça ao espaço. Às 9 h, podemos ler os anos históricos de 1962 e 2012, e, às 3h, a referência “First Swiss Watch in Space”.

Mais informações:
TAG Heuer

 

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon