CompararComparando ...

Nissan recupera Z Safari Rally de 1971

Artigo
Nissan recupera Z Safari Rally de 1971

O Clube de Restauro da Nissan é constituído por um “pequeno grupo” (já com sessenta elementos…) de voluntários do departamento de Pesquisa&Desenvolvimento da marca, que se dedica a recolocar nas suas condições de corrida originais modelos de competição emblemáticos do constructor nipónico. A sua mais recente tarefa foi anunciada por ocasião da última edição do Nissan 360 (o grande evento anual levado a cabo pela marca, este ano decorrido na Califórnia): recuperar o mítico Z do Rali Safari A importância deste empreendimento deve-se, também, ao facto de o automóvel em questão ter por base o não menos célebre Fairlady Z (também conhecido como Datsun 240Z), do qual foi ainda criada uma versão de competição vencedora em circuito.

Lancia Z Safari Rally II

Quanto ao Z Safari Rally, à época successor do Datsun 510, conquistou dois campeonatos do East African Safari Rally (em 1971 e 1973), obtendo mesmo os dois primeiros lugares no ano de estreia. A unidade que o Clube de Restauro vai recuperar foi a vencedora do Rali Safari de 1971, pilotada por Edgar Hermann e Hans Schuller, contando com uma carroçaria coupé do tipo fastback e um motor de seis cilindros em linha, com 2393 cc, uma árvore de cames à cabeça e 215 cv de potência.

A recuperação deste Z Safari Rally será o nono projecto do Clube de Restauro da Nissan, por cuja “mãos” já passaram modelos como o Skyline de 1964, os Datsun 210 “Fuji” e “Sakura” de 1958, ou o Tama de 1947 – o primeiro automóvel eléctrico da história da marca.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon