Bugatti despede-se em grande do Veyron
Não se tratando propriamente de uma novidade na verdadeira acepção da palavra, a Bugatti levou até ao Salão de Genebra uma edição especial para o Veyron, assente na última unidade vendida daquele modelo e muito apropriadamente denominada “La Finale”.
Com produção limitada a 450 unidades, este Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse “La Finale” ostenta o número 450 no châssis, simbolizando o último acto na história deste icónico e exótico superdespotivo, que mantém o recorde de velocidade nos 431.072 km/h. As 450 unidades produzidas dividiram-se entre 300 coupés e 150 “roadsters”, acabando por concretizar a sua produção apenas no início deste ano.
O “La FInale” surge então como derradeira expressão da “vida” comercial do Veyron, assentando no motor W16 de oito litros capaz de debitar 1200 cv de potência e 1500 Nm de binário. A aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em 2,6 segundos, contando com 410 km/h de velocidade máxima. Esta versão assume-se como uma homenagem ao châssis com o número 1, partilhando as mesmas cores – o negro e o vermelho -, embora neste caso o encarnado seja a cor da própria fibra de carbono, uma estreia de acordo com a Bugatti. Outra novidade é a adição da designação “La Finale” em diversos locais da carroçaria.
De resto, os detalhes que tornam esta criação distinta assentam essencialmente em pormenores estéticos, tanto no interior como no exterior.