CompararComparando ...

Honda Civic Type R quer ser “rei” entre os compactos desportivos

Artigo
Honda Civic Type R quer ser “rei” entre os compactos desportivos

A espera foi longa, mas a Honda revelou finalmente a versão de produção do Civic Type R. O novo compacto desportivo da marca de Tóquio conta com um motor de 2.0 litros VTEC Turbo com 310 cv e 400 Nm de binário às 2500 rpm. Ao contrário do que seria de supor, a aplicação do turbo não “roubou” o carácter rotativo dos motores Honda, já que este tem o “redline” às 7000 rpm. Face a isso, consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,7 segundos e atinge os 270 km/h de velocidade máxima. Este motor surge associado a caixa de velocidades manual de seis relações, sendo a potência entregue às rodas dianteiras.

A aerodinâmica foi profundamente revista para oferecer o máximo de carga aerodinâmica, mas também para arrefecer de forma conveniente o motor e os travões, desenvolvidos especificamente pela Brembo para este modelo (discos perfurados de 350 mm na frente). O fundo praticamente plano acentua a sua eficiência aerodinâmica, mas neste aspecto sobressai o imponente aileron traseiro, que deixou de integrar as luzes de travagem como nos dois protótipos vistos anteriormente. Para reforçar o seu carácter desportivo dispõe ainda de jantes de 19” com pneus 235/35 também específicos para o Civic Type R.

Este modelo compacto familiar na sua versão mais desportiva contou com extenso programa de testes no Nürburgring e não só, onde a marca afinou o seu comportamento. A suspensão (adaptativa) é também totalmente nova e exclusiva deste modelo, tendo por objectivo colocar a potência no asfalto sem qualquer perda. Para tal, recorre a um esquema Dual Axis Strut para a suspensão dianteira. Face ao modelo convencional, reduz em até 50% o chamado “torque steer”. Compondo o leque de alterações, também a direcção é mais precisa e rápida.

Para incremento das emoções, o novo Civic Type R dispõe de um modo “+R”, que altera a resposta de diversos parâmetros do chassis, nomeadamente ao nível do motor, da direcção e dos amortecedores. No interior, também há novidades: “baquets” específicas, punho da alavanca da caixa de velocidades em alumínio e diversos elementos em pele negra, com pespontos contrastantes em encarnado.

Um dos opcionais do Civic Type R é o GT Pack, que introduz apontamentos a vermelho nos spoilers à frente e atrás, sensores de estacionamento, sensores de luz e de chuva e espelhos retrovisores retrácteis electricamente. Este modelo chegará ao mercado no Verão.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Pedro Junceiro