Nova Ford Galaxy já é oficial
Já são oficiais as informações e imagens hoje reveladas pela Ford da nova geração da Galaxy, o seu monovolume europeu de maiores dimensões, com lotação para sete ocupantes, e que, visualmente, adopta a mais recente linguagem de design do seu construtor. A marca da oval azul destaca, no seu novo modelo, as vertentes práticas e do conforto, para o que concorrem soluções a abertura automática do portão traseiro, ou o novo painel de controlo instalado na bagageira, que, através de um mero toque num botão, permite rebater todos os bancos da segunda e terceira filas, assim como elevar os da terceira fila. Segundo a Ford, a Galaxy passa a ser o modelo da sua classe a oferecer mais espaço para os ocupantes da terceira fila de bancos, além de disponibilizar uma habitabilidade mais generosa nos restantes lugares, em boa parte devido à adopção de bancos com menor espessura, mas igual nível de conforto (podendo os dianteiros ser multireguláveis electricamente e contar com função de massagem).
A suspensão passa a estar disponível com um sistema de amortecimento activo, e recorre à mesma geometria já conhecida dos novos Mondeo e S-Max, dispondo ainda de um sistema auto-nivelante no eixo traseiro em todas as versões. A gama de motores é composta pelas unidades 2.0 TDCi (nas versões de 120 cv, 150 cv, 180 cv, e ainda na derivação Bi-Turbo de 210 cv e 450 Nm), 1.5 EcoBoost de 160 cv e 2.0 EcoBoost de 240 cv.
Outro dos pontos em destaque na nova Galaxy são as tecnologias de segurança e auxílio à condução. Em estreia, o limitador de velocidade “inteligente”, que ajusta automaticamente a velocidade de circulação à velocidade máxima permitida no local em que se circule, através da leitura feita pelo sistema de reconhecimento de sinais de trânsito. Ainda neste domínio, referência para as ópticas em LED com máximos adaptativos; para o sistema de ajuda à manutenção na faixa de rodagem; para a monitorização do ângulo morto; para a direcção adaptativa; para as câmaras de visão de 180°; para o assistente de pré-colisão com detecção de peões; e para o sistema de estacionamento automático (em paralelo, na perpendicular e na saída de estacionamento).