CompararComparando ...

Novo DS 5 em Portugal no final de Junho

Artigo
Novo DS 5 em Portugal no final de Junho

Por forma a tirar pleno partido do êxito que os seus modelos têm registado em várias latitudes, o Grupo PSAS decidiu independentizar a DS, tornando-a uma marca autónoma, e não mais uma submarca da Citroën. O novo DS 5, revelado no passado Salão de Genebra, é a primeira proposta a ser lançada pelo jovem emblema gaulês, mesmo que, na essência, se trate de uma actualização do modelo até aqui conhecido como Citroën DS5.

Por isso, a vertente estilística assuma particular importância no novo DS 5, até porque permite perceber que caminho pretende trilhar a marca neste particular com as suas futuras criações. Em destaque, a secção dianteira, com a nova grelha hexagonal “esculpida” de colocação vertical, com o logo DS ao centro, e as ópticas em LED e Xénon, que também assumem uma nova assinatura visual, já estreada nos DS 3 e DS 3 Cabrio, e daqui em diante a aplicar em todos os novos DS.

De perfil, não há como não notar a aplicação cromada que une as ópticas dianteiras ao vidro triangular lateral dianteiro, elemento que a Ds denomina como “sabre” e que marca, de forma indelével, o modelo. Já na traseira, referência para a via mais larga e para a nova assinatura visual garantida pelos farolins de novo desenho.

No interior, a inspiração proveio do mundo da aeronáutica, e o novo DS 5 continua a exibir aquele ar algo “espacial” que sempre o caracterizou, marcado pelo tejadilho composto por três elementos. O posto de condução foi simplificado graças à introdução cde um novo ecrã táctil a cores, que permitiu suprimir nada menos do que doze botões na consola central. Claro que também estão disponíveis as hoje,a este nível, “inevitáveis” ligação à Internet e aplicações específicas.

A segurança também foi alvo de particular atenção, com o DS5 a propor dispostivos como a monitorização de ângulo morto; o alerta de transposição involuntária de faixa de rodagem; o assistente de máximos; o head-up display; o assistente aos arranques em subida. Os níveis de equipamento serão quatro: Chic, Be Chic, So Chic e Sport Chic, passíveis de combinar com seis motorizações e três tipos de transmissão.

No capítulo dos motores, serão propostas as unidades 1.6 THP de 165 cv (disponível no nível de equipamento So Chic); 1.6 eHDi de 115 cv (nível de equipamento Be Chic); 1.6 BlueHDi de 120 cv (proposto nos níveis de equipamento Chic, Be Chic e So Chic); 2.0 Blue HDi de 150 cv (equipamento So Chic) e 180 cv (equipamento Sport Chic); e Hybrid 4×4 (a opção híbrida com tracção integral e 200 cv que se situa no topo da oferta, proposta apenas com o nível de equipamento Sport Chic). Achegada do DS 5 az Portugal está marcada para o final de Junho, com os preços a terem início nos €33 860 pedidos pela versão 1.6 BlueHDi Chic de 120 cv.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon